RADIO WEB JUAZEIRO : Nível do Rio São Francisco ultrapassa 8 metros em Bom Jesus da Lapa e famílias já começam a deixar casas em ilhas
sexta-feira, 13 de março de 2020

Nível do Rio São Francisco ultrapassa 8 metros em Bom Jesus da Lapa e famílias já começam a deixar casas em ilhas

Quiosque mais próximo do rio no bairro da Barrinha tomado pela água/
Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

O Rio São Francisco amanheceu nesta sexta-feira, 13, medindo cerca de 8,02 metros, subindo 84 cm durante durante a semana, e começando a causar impactos na vida das famílias ribeirinhas.
Imagem aérea das proximidades do Morro feita do drone da Codevasf;
 Foto: Demétrio Rocha

Quem já começou a sentir em maior intensidade o efeito do volume de água que chega à Bom Jesus da Lapa foram os moradores das Ilhas do Banco do Jogo, Carrapato e Ilha da Prata, que ficam num nível mais baixo em relação ao rio, de acordo a Defesa Civil Municipal.

Quiosques tomados pela água na Barrinha/Imagem aérea das proximidades do Morro feita do drone da Codevasf; Foto: Demétrio Rocha

Já na sede, o único local começou sentir os efeitos da cheia, até o momento, foi a localidade da Barrinha, onde alguns quiosques próximos ao rio foram invadidos pela água.

Água chegando no pé do morro/Imagem aérea das proximidades do Morro feita do drone da Codevasf; Foto: Demétrio Rocha

Diante da situação de alerta, a Defesa Civil Municipal de Bom Jesus da Lapa criou um Plano de Ação Emergencial, e de acordo a Defesa Civil Municipal foi criado um grupo colaboradores, que serão acionados na hipótese da ocorrência de uma enchente de grande magnitude, caso necessite de uma mobilização e articulação do sistema municipal.

Casa construída nas mediações da Lagoa da Lapa o telhado já começou a ser coberto pela água/Foto: José Hélio/Notícias da Lapa.

Na manhã desta quinta-feira(12), as autoridades do município voltaram a visitar as áreas próximas ao rio São Francisco, a Defesa Civil Municipal e Estadual e militares da Agência Fluvial da Marinha estiveram em diversas áreas próximas ao São Francisco para monitorar a situação, e verificar se o rio estava causando necessidade de restirada das pessoas ou de animais das ilhas da Canabrava e Banco do Jogo.

Imagem aérea das proximidades do Morro feita do drone da Codevasf;
 Foto: Demétrio Rocha

Conforme o CPRM, as maiores enchentes desde o início do monitoramento (1940) foram em 1979, quando o rio São Francisco alcançou 12 metros, e em 1989, com 10 metros em Bom Jesus da Lapa.
Vista do rio São Francisco sobre a ponte Gercino Coelho
Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

De acordo com projeção da CPRM, hoje, as águas que alagam as áreas marginais do Velho Chico em Minas Gerais devem chegar na região de Bom Jesus da Lapa com maior intensidade a partir de hoje, e pode alcançar seu maior pico até sábado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE