RADIO WEB JUAZEIRO : Trump libera diretrizes e deixa governadores decidirem reabertura

#2ECCFA - #87CEFA

sexta-feira, 17 de abril de 2020

Trump libera diretrizes e deixa governadores decidirem reabertura

Presidente dos EUA lança plano para guiar a retomada das atividades em todo o país, mas as decisões ficarão por conta dos governos de cada estado

Do R7

Donald Trump divulgou diretrizes para guiar a reabertura econômica do país-Chris Kleponis / Pool via EFE - EPA - 16.4.2020

O presidente dos EUA, Donald Trump, divulgou nesta quinta-feira (16), as diretrizes para organizar a reabertura da economia norte-americana, abalada durante a pandemia causada pelo novo coronavírus. Ele deixou para os governadores dos 50 estados o poder de decidir individualmente a retomada.

A imprensa local qualificou a decisão como uma "virada surpreendente", já que no início da semana, Trump tinha dito que a decisão da reabertura caberia exclusivamente a ele. "A decisão será de vocês", disse ele em uma chamada com todos os governadores, segundo a CNN.

O plano divulgado nesta quinta pela Casa Branca é dividido em três fases, para tornar gradual a retirada das restrições às atividades econômicas e do distanciamento social. E vai depender da evolução da doença em cada estado.

Primeira fase

Na primeira fase, os estados precisam registrar uma queda contínua no número de casos de covid-19 durante um período de 14 dias e gradualmente chegar a um nível de ocupação dos hospitais semelhante ao registrado antes da pandemia.

Para isso, os governos locais precisam ter "condições para testes rápidos e eficientes" e conseguir suprir de maneira contínua os hospitais com material sanitário.

O plano também pede que as práticas de boa higiente pessoal seja mantidas, além de recomendar "fortemente" que as pessoas cubram os rostos em público. Também pede que os empregadores promovam o distanciamento social, chequem a temperatura e testem seus funcionários.

Nessa primeira fase, a sugestão é para que escolas permaneçam fechadas e funcionários que façam trabalho remoto continuem trabalhando de suas casas. Alguns restaurantes e academias poderão voltar, desde que respeitem o distanciamento social estritamente, mas bares devem permanecer fechados.

As diretrizes também recomendam que deslocamentos não-essenciais continuem reduzidos ao mínimo possível, e que os grupos de risco permaneçam em casa.

Reabertura gradual

A segunda e a terceira fases gradualmente diminuem a força das restrições até que uma retomada completa seja possível.

"Não vamos reabrir tudo de uma vez, mas um passo cuidadoso de cada vez", disse Trump, que declarou que cada estado poderá fazer seu próprio plano a partir das diretrizes. "Se eles precisarem permanecer fechados, vamos permitir que façam isso".

O presidente norte-americano também disse que cada governador poderá decidir quando a reabertura poderá ser implementada, a partir do próximo dia 1º de maio.

Estados de diferentes regiões do país devem se juntar em grupos para implementar o plano de reabertura de uma forma conjunta, segundo a imprensa norte-americana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE