RADIO WEB JUAZEIRO : Matéria da RedeGN sobre coronavírus provoca reação da prefeitura de Juazeiro.
terça-feira, 26 de maio de 2020

Matéria da RedeGN sobre coronavírus provoca reação da prefeitura de Juazeiro.

Vejam a resposta da gestão e o esclarecimento deste veículo


Na noite desta segunda-feira (25), na tentativa de alertar à população de Juazeiro e Petrolina para os cuidados redobrados com o coronavírus, neste bi-polo, já que vivemos uma situação diferenciada, numa área de fronteira que transforma as duas cidades em praticamente uma, a RedeGN publicou uma matéria, usando dados oficiais e públicos, que alertam para o somatório de casos e a necessidade de algum tipo de política pública que contemple o todo, que no caso da pandemia ficou bastante evidenciado ser necessário.


Em resposta à publicação, a assessoria da Prefeitura de Juazeiro, incorporando o “Complexo de Vira Lata”, dirigiu acusações a este veículo, a quem acusa de politizar o assunto e de não procurar a secretaria de saúde para substanciar a pauta em questão. Vejam a resposta da assessoria da prefeitura e em seguida o esclarecimento da editoria da RedeGN:

Em nota a Sesau responde matéria da RedeGN

No momento em que o mundo enfrenta uma das maiores crises de Saúde da sua história, veículos de comunicação deveriam atuar no sentido de informar com o máximo de precisão seus leitores. Não foi o caso, infelizmente, desta matéria. Ela, ao que parece, objetiva alimentar a politização em torno da pandemia, fazendo uso de projeções sem embasamento e distorcendo conceitos elementares.

O principal número a ser observado para constatar o erro crasso da matéria é a comparação referente à testagem. Juazeiro, Petrolina e qualquer outra cidade no país testam pessoas sintomáticas. Esta tem sido a orientação do Ministério da Saúde.

Este dado aparece no item “Notificações” a cada novo boletim divulgado. Portanto, se Juazeiro testou 538 pessoas isto se explica pelo fato de ser este o número de cidadãos que procuraram as unidades de Saúde (UBS, HRJ, UPA) ou entraram em contato pelo call center. Não se testa quem não procura o sistema de saúde relatando sintomas, a não ser no caso de mapeamentos imunológicos. E não é este o enfoque do texto do blog.

Outra informação estranhamente omitida na matéria é que o IBOPE já fez a testagem de 250 pessoas em Juazeiro, de forma aleatória, e nenhuma pessoa apresentou resultado positivo para Covid-19. Por si só, este dado indica que nossa cidade não possui o mesmo grau de subnotificação que se aplica a outros municípios.

Sobre a dica de criação de um grupo de avaliação conjunta, ela comprova mais uma vez que o autor da matéria está mal informado e desinformando. Este grupo já existe e é coordenado pela Univasf. Outro grupo permanente é o que faz o acompanhamento da rede PE-BA.
A SESAU jamais se furtou a oferecer informações e estranha o fato de não ter sido consultada durante a produção da matéria, princípio elementar de qualquer manual de bom jornalismo.

ESCLARECIMENTO DA REDE GN

A RedeGN não deveria, mas em respeito aos seus leitores e para que não fique em evidência apenas a versão obtusa da Prefeitura de Juazeiro, esclarece:

Os números da Covid-19 nas duas cidades são públicos e estão sendo amplamente divulgados, inclusive, em destaque, diariamente, por este noticioso. Em momento algum da matéria, como quis acusar a nota, a redeGN fez qualquer avaliação de métodos, nem julgou melhor ou pior qualquer um deles. Os dados são públicos e o que é estranho é a reação da prefeitura diante do comparativo, acusando este veículo de politização, em vez de justificar, com mais clareza, porque testa menos, quando o vizinho testa mais.

A RedeGN não é candidata a nada e nem revelou qualquer preocupação com o pleito deste ano, o que parece ser a preocupação da assessoria. A RedeGN não inventou números, reiteramos, eles são públicos e a matéria foi trabalhada em cima dos dados oficiais publicados pela prefeitura, o que, por si só, já justifica não termos procurado a assessoria para confirmar os dados.

Lamentamos que a gestão, através da nota, tente dar um tom de palanque a um tema tão sério. Não somos do time que torce pelo quanto pior melhor e os nossos milhares de leitores, certamente podem comprovar isso. Não nos resta dúvidas que esses números tem muita importância, não só para as gestões, mas para o todo da sociedade e a partir desta data estaremos divulgando sempre que nos chegarem os dados oficiais o somatório do Civid-19 no Bi-polo.

Continuaremos firmes no dever de informar e sempre à disposição das assessorias para esclarecimentos e informações que sejam do interesse público.

RedeGN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE