RADIO WEB JUAZEIRO : Rompimento de barragens nos EUA tira 10 mil pessoas de casa
quinta-feira, 21 de maio de 2020

Rompimento de barragens nos EUA tira 10 mil pessoas de casa

Moradores do condado de Galdwin, no estado norte-americano de Michigan, receberam ordem de evacuação imediata após rompimento de barragens, que causou desabamento de uma ponte.

Foto: divulgação

A governadora de Michigan, Gretchen Whitmer, emitiu uma ordem de evacuação para 10 mil moradores da área e declarou estado de emergência para o condado depois de duas barragens terem rompido no mesmo dia, alertando que o centro da cidade de Midland pode ficar sob um metro e meio de água em apenas 12 horas.

As barragens de Edenville e Sanford, perto de Midland, romperam na terça-feira (19) após vários dias de fortes chuvas, enviando uma torrente de água ao longo do rio Tittabawassee.

“Se você não saiu da área, faça isso agora e chegue a um lugar seguro”, alertou Whitmer em comunicado, notando que a Guarda Nacional do estado foi ativada e que a cidade de Midland poderia ser devastada pelas inundações nesta quarta-feira (20).

Várias imagens surgiram nas mídias sociais mostrando o avanço das inundações e alguns dos danos causados. Um dos vídeos capturou o momento em que a barragem de Edenville rompeu.


As autoridades locais pediram para que moradores se afastassem o máximo possível do rio Tittabawassee e buscassem terreno alto. A área circundante contém várias comunidades densamente povoadas e várias usinas químicas que podem estar no caminho da enchente maciça.

Além do rio Tittabawassee, o rio Rifle, perto de Sterling, também atingiu um estágio de grandes inundações, levando o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS, na sigla em inglês) a emitir avisos de emergência de inundações repentinas em locais próximos às barragens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE