RADIO WEB JUAZEIRO : A opinião de Marcelo Di Giuseppe
segunda-feira, 29 de junho de 2020

A opinião de Marcelo Di Giuseppe

Os Donos do Poder


No dia 28 de maio, um dia após a Polícia Federal invadir as casas de apoiadores e escritórios de jornalistas conservadores, Bolsonaro desabafou de forma dura para todos os presentes no cercadinho do Palácio do Alvorada deixando claro que não aceitaria mais interferências excepcionais do Congresso Nacional e do Judiciário.

Porém, nos últimos 30 dias vemos um avanço dos ataques do Legislativo, do Judiciário e da Grande Mídia contra a pessoa de Bolsonaro, aos seus apoiadores e ao Governo.

Após 15 dias, a apoiadora Sara Winter foi presa, ficando retida por duas semanas e agora solta, é monitorada por tornozeleira eletrônica. Essas ações totalmente ilegais foram realizadas a partir de um processo obscuro e inconstitucional do STF.

No dia 16 de junho o Judiciário aumentou o ataque, enviando a Polícia Federal para a realização de novas buscas contra jornalistas, empresários e congressistas alinhados ao Presidente com pretexto indefinido, afinal de contas, a falta de informações sobre a operação e a dificuldade de acesso dos advogados de defesa e dos acusados ao processo chamaram a atenção.

Dois dias após, Bolsonaro foi obrigado a demitir o Ministro Abraham Weintraub, da ala ideológica do governo, de forma misteriosa e o Presidente, após essa data, estranhamente se recolheu, deixando até mesmo de fazer o bate-papo matinal com seus apoiadores no tal cercadinho. 

Bolsonaro, em silêncio e evitando confrontos, parece ter focado os seus esforços na aprovação do Marco Legal do Saneamento Básico que gerará muitos recursos e empregos diretos e indiretos na construção civil e também nas grandes obras de infraestrutura, comandadas pelo Ministro Tarcísio Gomes e tocadas pelo Exército Brasileiro, lembrando muito os governos positivistas do Regime Militar.
Se a intenção do Presidente é focar na recuperação econômica do país, evitando desgastes para tentar chegar ileso e forte nas eleições de 2022, ele está totalmente enganado! A prisão de mais um jornalista bolsonarista no dia 26 de junho deixa claro que os verdadeiros “Donos do Poder”, os patrimonialistas que vivem em função do Estado, o estamento burocrático, não sossegarão enquanto não o derrubar, mesmo que seja de forma ilegal.

Bolsonaro precisa entender, as “Raízes do Brasil”, pois apesar do nosso país ser formado prioritariamente por conservadores, falta à eles organização, lideranças, influência, cultura, literatura e ocupação de espaços, ou seja, a Direita chegou ao poder, sem antes ter realizado a Revolução Cultural com a ocupação de espaços realizadas pela esquerda nos últimos 50 anos.



Marcelo Di Giuseppe (Cientista Social e Político do Instituto de Planejamento Estratégico IBESPE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE