RADIO WEB JUAZEIRO : Ações da prefeitura melhoram em quase 600% a oxigenação do Rio São Francisco

#2ECCFA - #87CEFA


 

sexta-feira, 5 de junho de 2020

Ações da prefeitura melhoram em quase 600% a oxigenação do Rio São Francisco

Por Assessoria


Quando o assunto é meio ambiente, a população de Petrolina tem tido muito o que comemorar. Há três anos, o Rio São Francisco recebe os cuidados da gestão municipal. Com o projeto Orla Nossa, a prefeitura conseguiu melhorar a qualidade da água e possibilitar um habitat propício ao desenvolvimento da fauna e da flora do Velho Chico.

Para chegar a esse resultado, a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) fechou 70% dos esgotos clandestinos e tratou do solo da margem do rio que estava contaminado. Ao longo do projeto, a prefeitura pode perceber um aumento no número de espécies de aves, além de capivaras e jacarés do papo amarelo que são encontrados e se reproduzem no trecho.

No início do projeto, um índice alarmante encontrado foi a taxa de oxigênio diluído. Em 2017, o trecho Orla possuía a taxa de oxigenação de 1,3 mg/L, após tratamento realizado subiu para 8.1 mg/L. O índice adequado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) é de, no mínimo, 6 mg/L. Isso representa um aumento de quase 600% na melhoria da qualidade da água.

Ampliação:

O trabalho, iniciou com 5 quilômetros de extensão, mas atualmente a prefeitura cuida de cerca de 12 quilômetros de faixa de terra ribeirinha, além de monitorar a qualidade da água e realizar peixamentos que ajudam a restabelecer o equilíbrio natural do trecho do Rio São Francisco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE