RADIO WEB JUAZEIRO : Conjuntura Pré-eleitoral Pandêmica de 2020.

#2ECCFA - #87CEFA


 

sábado, 13 de junho de 2020

Conjuntura Pré-eleitoral Pandêmica de 2020.

Laurenço Aguiar


Se não fosse a pandemia provocada pela Covid-19 a atmosfera política municipal já estaria bem mais acalorada pelas articulações dos que estão decididos a concorrer os cargos eletivos de prefeito e vereador. O Coronavírus que prejudica, enormemente, a economia e ao social, afeta também, em cheio, a política institucional e eleitoral pelas mudanças impostas.

Tá clara a possibilidade de adiamento da data do pleito do início de outubro para novembro, ou dezembro. De modo que às movimentações costumeiras estão reduzidas, como se ver, para quem está como situação e oposição.

A quem favorece, tal situação alterada pelas notícias de casos alarmantes, os casos presenciais e o medo psicológico de adoecer a qualquer momento!? Em qualquer cenário municipal se pode observar a tendência pré-eleitoral, se está mais favorável a situação, ou oposição, exceto onde há realidade de equilíbrio supostamente observado!

Quando a pandemia chegou na região, no mês de março, já se discutia em reunião, na imprensa e nos bastidores a política eleitoral local, iniciando os preparos para as Eleições Majoritária e Proporcional. Os obstáculos têm atrapalhado a quem está como situação, mas também a oposição, com prejuízo menor para quem estava melhor avaliado no início da infecção conjuntural. Foi claramente dificultado a possibilidade de agir para alterar uma realidade, supostamente, desfavorável, a quem quer que seja.

Por força da Lei a disputa tem de ser esse ano: Os cargos não podem ser renovados sem à votação; nem ficar vagos pela sua limitação de período no último dia de dezembro. A campanha e a votação se dará com menor intensidade de movimentação, para ver quem renovará mandato e ou será substituído no voto.

Laurenço Aguiar - Contribuinte Voluntário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE