RADIO WEB JUAZEIRO : Dia do pescador e da pescadora
segunda-feira, 29 de junho de 2020

Dia do pescador e da pescadora



Linguiça de peixe de Sobradinho-BA esteve entre os ingredientes usados em receita de Guga Rocha, durante o Festival São João da Minha Terra

O produto tem atraído o paladar de clientes do Vale do São Francisco

A iguaria chama a atenção pela originalidade e sabor. A linguiça de peixe de Cida Pescadora, que integra a Cooperativa de Produção e Comercialização de Derivados de Peixes de Sobradinho (COOPES), empreendimento atendido pelo Centro Público de Economia Solidária do Sertão do São Francisco (CESOL-SSF) em Juazeiro-BA, esteve entre os ingredientes de uma das receitas apresentadas pelo chefe de cozinha Guga Rocha, durante a programação virtual de lives do Festival de Economia Solidária São João da Minha Terra, que aconteceu entre os dias 22 a 24 de junho.

A receita Linguiça de Tilápia ao Molho Barbecue foi apresentada no dia 23 de junho e o preparo foi pensado com ingredientes oriundos de cinco empreendimentos dos Centro Públicos de Economia Solidária do Estado da Bahia. “É uma maravilha ter um produto artesanal de uma pescadora nas mãos de um cozinheiro renomado como Guga Rocha”, enfatizou Maria Aparecida Mendes. 

A linguiça de peixe é apenas um dos itens presentes na carta de produtos da pescadora. Filé de tilápia, cafta, bolinhos, kibe, peixe em pó estão entre os alimentos beneficiados por Cida em Sobradinho, conhecida como Terra da Barragem, localizada no interior baiano. Os alimentos chamam a atenção e a curiosidade dos clientes do Vale do São Francisco, que visitam a loja de Economia Solidária Empório Meu Sertão. 

A história de Maria Aparecida Mendes começou há 35 anos, com o trabalho de beneficiamento, aproveitamento e agregação de valor ao pescado. A relação de amor e carinho com a profissão despertou o interesse de Cida em confeccionar produtos derivados do peixe.

“Descobri que poderia fazer tudo que se faz com carne usando o peixe. Não tinha linguiça, comecei a fazer. Hoje tenho uma carta com cerca de 100 produtos. Trabalho por linhas: restaurante e supermercado; barzinho e lanchonete; merenda escolar e salgados”, explicou Cida.

EMPODERAMENTO: Atualmente, Maria Aparecida Mendes realiza cursos de capacitação para mulheres pescadoras sobre beneficiamento e agregação de valor ao pescado, em feiras e eventos em todo estado. “Meu foco é a mulher pescadora e como sofri discriminação, decidi empoderar outras mulheres da comunidade”, pontuou a pescadora. 

A iniciativa surgiu após perceber a exploração do trabalho feminino com o pescado e a desvalorização desta atividade em Sobradinho. Para sair dessa situação, a solução encontrada por Cida foi vender o peixe diretamente na mão do consumidor final.

“Tratava o peixe e ia vender na casa das donas de casa e elas passaram a ver que o trabalho que eu oferecia era melhor do que o que ela comprava na mão do atravessador “, enfatizou a pescadora.

FESTIVAL SÃO JOÃO DA MINHA TERRA- O Festival virtual de Economia Solidária São João da Minha Terra foi uma iniciativa da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) e dos 13 Centro Públicos de Economia Solidária do estado da Bahia. A comercialização dos produtos aconteceu no período de 13 a 24 de junho e a programação de lives contou com a apresentação de diversos artistas como Targino Gondim, Del Feliz, Adelmário Coelho, além da presença de chefes de cozinha renomados como Bela Gil, Guga Rocha e Rosa Gonçalves. 

Quem quiser experimentar a linguiça de peixe, bolinhos, cafta e filé de tilápia pode ir até a loja Empório Meu Sertão, que fica na Rua Canafistola, nº 148, Centenário, em Juazeiro. Para maior comodidade e segurança, as compras também estão sendo feitas na internet no link: https://balcao.online/emporiomeusertao. As entregas delivery são feitas em Juazeiro e Petrolina e estão sujeitas a taxa.

Encontre seu produto




Loja física: Rua Canafistola, nº 148, Centenário, Juazeiro-BA - (De segunda a sexta, das 8h às 12h).



Por: Cesol Sertão do São Francisco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE