RADIO WEB JUAZEIRO : TOQUE DE RECOLHER A PARTIR DAS 18h COMEÇA HOJE
quinta-feira, 25 de junho de 2020

TOQUE DE RECOLHER A PARTIR DAS 18h COMEÇA HOJE

Com crescimento de 74% na taxa de contaminados, Juazeiro vai ter toque de recolher ampliado pela terceira vez

Segundo governador da Bahia, medida vale a partir da próxima quinta-feira (25). Rui Costa também comentou situação de outras cidades com aumento de casos.

Por G1 BA

Rui Costa anunciou toque de recolher em Juazeiro — Foto: Reprodução

O governador da Bahia, Rui Costa, anunciou, nesta quarta-feira (24), que Juazeiro, vai ter toque de recolher a partir das 18h, encerrando-se às 5h. A medida passa a valer nesta quinta-feira (25).

A cidade é uma das que registraram alto crescimento na taxa de contaminados pela Covid-19 nos últimos dias. Segundo Rui Costa, Juazeiro teve aumento no número de casos de 74% nos últimos cinco dias.

Esta vai ser a terceira vez que Juazeiro amplia o horário do toque de recolher. Em maio, o município anunciou que a medida valia das 22h às 5h. No último domingo, o toque de recolher passou a ser das 20h às 5h.

Segundo Rui Costa, a Secretaria de Saúde contratou mais dez leitos de UTI em unidades particulares para amparar a quantidade crescente de pacientes.

"Juazeiro, falei com o prefeito. Vamos fazer um toque de recolher a partir das 18h de amanhã, vamos publicar decreto. Houve 74% nos últimos cinco dias (em Juazeiro), taxa altíssima. Hoje o secretário Fábio (Vilas-Boas) assinou contratação de mais dez leitos de UTI em unidade particular lá em Juazeiro. Então, já começa nesta semana, para que a gente possa ampliar atendimento. Isso precisa reduzir rapidamente, taxa muito alta de 15% por dia".

De acordo com boletim divulgado pela prefeitura de Juazeiro nesta quarta-feira, o município contabiliza 458 casos confirmados da Covid-19, com 160 pessoas recuperadas e 18 óbitos.

Além de Juazeiro, Rui Costa também relatou a situação de outros municípios que estão com situação preocupante.

"São Francisco do Conde tem média de 49%, 10% de crescimento diário. Falei hoje com o prefeito. Ele disse que amanhã haverá reunião com a equipe dele. Itaberaba, fiz contato com prefeito e ainda não consegui falar: 62% em cinco dias. Conceição do Jacuípe, 92% em cinco dias, taxa altíssima de 18% ao dia. Falei à tarde com a prefeita para a gente definir medidas para reduzir essa taxa", avaliou.


"Outra que está alta é cidade de Valença, com 51% nos últimos cinco dias, 10% por dia. 79% em Santo Antônio de Jesus em cinco dias. Falei com prefeito. Esses municípios estão muito acima da média estadual. Esses municípios preocupam bastante", completou Rui Costa.

Operação do comércio em Juazeiro

Em Juazeiro, a prefeitura da cidade restringiu o funcionamento de algumas atividades. Os estabelecimentos que poderão funcionar somente às segundas, quartas e sextas são: comércio de material de construção, de limpeza e de higiene em geral, lojas de defensivos e insumos agrícolas.

De segunda a sexta, fechando aos sábados, domingos e feriados, podem abrir: mercadinhos; supermercados; hipermercados e açougues.

Operam sem restrição as farmácias, padarias e bancos, comércio de material hospitalar, serviços e comércio relativos à saúde animal, clínicas médicas, oficinas, depósitos de água e de gás de cozinha, postos de combustíveis, serviços de transporte e armazenamento de mercadorias, centrais de distribuição, estabelecimento de limpeza automotiva, lavanderias, serviços e comércio relativos à atividade de saúde.

Números do estado

Segundo boletim da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), nas últimas 24 horas, foram registrados 2.847 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +5,8%), 50 óbitos (+3,4%) e 2.266 curados (+9,0%). No total, são 51.931 casos confirmados desde o início da pandemia, 27.521 pessoas consideradas curadas e 1.541 óbitos. Rui Costa afirma que há padrão horizontal no quantitativo de novos casos por dia.

"Eu diria que a doença na Bahia está estabilizada, ainda em um patamar alto, com 50 óbitos por dia, pouco mais de mil casos por dia, mas parou de crescer. Queremos agora que ele comece a cair", conclui o governador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE