RADIO WEB JUAZEIRO : Presos no corredor da morte na Califórnia morrem de Covid-19
quinta-feira, 9 de julho de 2020

Presos no corredor da morte na Califórnia morrem de Covid-19

Por: Fernando Moreira 

Interior da penitenciária de San Quentin, na Califórnia
 Foto: Reuters

Presos que estão no corredor da morte na penitenciária de San Quentin (Califórnia, EUA) foram beneficiados com uma decisão do ano passado, quando o governador Gavin Newsom decretou uma moratória, suspendendo todas as execuções. O estado não aplica a pena de morte desde 2006, quando uma série de processos na Justiça travou o cumprimento das sentenças.

Entre os detentos condenados à morte estão serial killers, assassinos de crianças e integrantes de gangues que cometeram homicídios. Alguns vivem há décadas em San Quentin. Um deles tem 90 anos. Mais de cem têm 65 anos ou mais.

Apesar de as execuções por injeção letal terem sido suspensas, a morte tem conseguido um "atalho" nas celas de San Quentin. Nos últimos dias, cinco detentos no corredor da morte morreram vítimas do coronavírus, contou o site "KHN". Dezenas de outros apresentam quadro de Covid-19. Muitos outros se recusam a fazem o teste.

A situação é grave, denunciou em carta a defensora pública Mary McComb.

"Os funcionários de San Quentin, especialmente da área médica, estão mergulhando no caos", afirmou ela.

Agentes penitenciários têm emendado turnos triplos. Nas últimas seis semanas, médicos que atendem na penitenciária estadual têm trabalhado de segunda a segunda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE