RADIO WEB JUAZEIRO : Salvador superou o platô e a Covid-19 está em queda

#2ECCFA - #87CEFA

 


quinta-feira, 23 de julho de 2020

Salvador superou o platô e a Covid-19 está em queda

Armando Avena
O número de novos casos, que chegou a atingir 1.500 por dia, caiu pela metade | Foto: Raphael Müller | Ag. A TARDE

O número de casos e de mortes por Covid-19 em Salvador está em queda, a cidade já superou o platô e os indicadores mostram redução expressiva de casos e mortes. Os índices são os seguintes: o número de novos casos de Covid-19 na cidade, que chegou a atingir 1.500 por dia, caiu pela metade, e nos últimos cinco dias registrou uma média de 750 novos casos. O número de mortes em Salvador, que atingiu seu pico em 24 de junho, quando morreram 42 pessoas, caiu cerca de 80%, e a média de mortes nos últimos cinco dias foi de nove pessoas.

As duas curvas mostram que a cidade superou o platô e agora registra descenso tanto de mortes quanto de casos. As informações são do Consórcio de Órgãos de Imprensa, com dados da Secretaria Estadual da Saúde. A Sesab informa ainda que houve queda abrupta na transmissão de Covid-19 em Salvador, pois a taxa de crescimento médio de casos nos últimos cinco dias – que era de 2,42%, em 3/7 – caiu para 0,52%, ficando entre as 30 mais baixas.

Excelente trabalho

Por outro lado, a taxa de ocupação das UTIs, que segue caindo, ainda não caiu abaixo de 70% por causa dos casos vindos de outros municípios, mas o secretário municipal da Saúde, Léo Prates, declarou recentemente que o número de pessoas nas UPAs no sistema de regulação, que era, em média, de 30 pessoas, caiu para nove nos últimos dias e está reduzindo.

Esses dados demonstram que o governo do estado e a prefeitura de Salvador fizeram um excelente trabalho, fazendo refluir a pandemia sem que houvesse o colapso do sistema de Saúde, como ocorreu em outros estados. E, por isso, tanto estado quanto prefeitura deveriam estar comemorando. E, no entanto, nenhuma palavra sobre esses números, nenhum balanço da situação, e a cidade permanece assustada acreditando estar no clímax da pandemia, quando ela está visivelmente em queda. Enfim, há mais mistérios na Covid-19 do que sonha nossa vã filosofia.

É possível que o silêncio das autoridades tenha como objetivo não estimular as pessoas a saírem às ruas, pensando que a pandemia acabou, até porque no interior do estado ela segue crescendo. Além disso, no momento em que fase 1 da reabertura da economia vai ser iniciada, nesta sexta-feira, se faz necessário o cumprimento estrito dos protocolos, inclusive a espera de 14 dias para dar início à fase 2, para que assim o vírus não volte com força. Mas a população soteropolitana precisa saber o que realmente está acontecendo: esse é o papel da imprensa. No mais, fica a constatação de que, apesar de contido, o vírus está ativo, o contágio pode voltar a crescer e a população precisa continuar se protegendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE