RADIO WEB JUAZEIRO : É #FAKE vídeo que mostra míssil em explosão em Beirute

#2ECCFA - #87CEFA

quinta-feira, 13 de agosto de 2020

É #FAKE vídeo que mostra míssil em explosão em Beirute

Imagens do mesmo ângulo mostram que artefato não aparece. Separação do vídeo falso em quadros mostra míssil fora da ordem das imagens

Roney Domingos (G1)

Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra um míssil apontando para o solo pouco antes da explosão em Beirute que deixou mais de uma centena de mortos e milhares de feridos. A imagem, porém, é #FAKE.

A imagem do míssil foi inserida artificialmente no vídeo para dar a impressão de que o artefato foi o causador da explosão.

Mas, além do vídeo falso, é possível encontrar na internet e em sites de jornais a versão sem edição do mesmo vídeo.

A análise do vídeo sob o mesmo ângulo em softwares que dividem a imagem em várias fotografias mostra que em nenhuma delas o míssil pode ser captado, nem mesmo no momento imediatamente anterior à explosão.
Análise do vídeo mostra que não há míssil no momento anterior à explosão

Já a versão falsa, que contém o míssil, quando separada em quadros, mostra que o artefato mal aparece na sequência de imagens. Além disso, o vídeo tem sinais de manipulação, como a inserção de contornos em torno do míssil e de emojis e legendas nas cenas.

Análise do vídeo em que missil aparece mostra que ele está fora da sequência das imagens e não aparece antes da explosão

Ainda não se sabe a causa da explosão ocorrida em Beirute, mas a suspeita é que ela tenha acontecido após um incêndio em um depósito de fogos de artifício ter atingido um galpão que guardava grandes quantidades de nitrato de amônio, composto geralmente usado como fertilizante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE