RADIO WEB JUAZEIRO : Prefeitura anuncia protocolos para segunda fase de retomada das atividades

#2ECCFA - #87CEFA

quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Prefeitura anuncia protocolos para segunda fase de retomada das atividades

Rodrigo Tardio Resende

Protocolos para retomada da segunda fase foram apresentados
Foto: Max Haack/Secom

No terceiro dia com a meta atingida, que é menor ou igual a 70% de leitos ocupados em Salvador, a segunda fase da retomada do comércio na capital pode começar já na próxima segunda-feira, 10. Faltam apenas mais dois dias para que sejam cumpridos os cinco estabelecidos pela prefeitura. Lembrando que não são necessários que esta contagem seja por dias consecutivos.

A expectativa do prefeito ACM Neto é que até o final de semana se atinja o estabelecido. “Eu não estou aqui liberando a segunda fase. Estou apenas demonstrando os protocolos para que os proprietários dos estabelecimentos conheçam as regras com antecedência”, disse. Nesta terça-feira, 4, a taxa de ocupação dos leitos fechou em 68%

Após liberada a segunda fase, vai ser feita uma análise durante 15 dias para avaliar as respostas. Caso o patamar volte a subir, Neto disse que existe o risco de fechamento, mais uma vez, destes segmentos. Neto disse ainda que nesta quinta-feira, 6, Salvador vai receber 55 novos respiradores e que ainda vai determinar o destino dos equipamentos.

Há quase duas semanas de retomada da segunda fase, o prefeito fez uma avaliação positiva dos resultados apresentados. “Neste período observamos um comportamento seguro. As UPAs vêm apresentando movimentos mais tranquilos”, pontuou.

Academias e similares

Na expectativa da volta das academias, bares, restaurantes e salões de beleza, as restrições foram apresentadas pelo prefeito. Neto lembrou que as regras precisam ser cumpridas pelos próprios estabelecimentos, sob pena de interdição, caso seja descumprida alguma regra. O uso de máscaras e álcool em gel disponíveis nestes locais vai ser imprescindível. Com a retomada da segunda fase, as praças de alimentação dos shoppings vão voltar de forma limitada, que vai ser de 50% da capacidade. Já as academias vão funcionar em horário livre, a cargo de cada estabelecimento. Os seis mil salões de beleza, barbearias e similares da cidade vão poder abrir de segunda a sábado, das 10h às 19h, e a capacidade total é de 30%. Vai haver ainda a medição de temperatura de funcionários e clientes. O intervalo entre um cliente e outro vai ser de, no mínimo, 15 minutos, para que se faça a higienização do ambiente

Bares, restaurantes, pizzarias, sorveterias e similares, que juntos são 22 mil estabelecimentos em Salvador, vão poder reabrir para atendimento presencial de segunda a domingo, das 12h às 23h. As lanchonetes, vão poder reabrir de segunda a domingo, das 7h às 16h. É preciso que cumpra o afastamento de dois metros entre as mesas e um metro entre cadeiras de mesas diferentes. O máximo de pessoas permitido vai ser de seis por mesa

Regras gerais – Além dos protocolos setoriais, com determinações específicas que foram debatidas com os segmentos e acordados com o governo do Estado, todas essas atividades precisam seguir também as regras gerais estabelecidas pelo município para toda a cidade. Confira todas elas clicando aqui.

Para ingressar na fase três, a regra vai ser a mesma, sendo que a taxa de ocupação de leitos exclusivos para tratar pacientes com a Covid-19 deve ser de no máximo 60%. Nessa terceira fase, vão poder reabrir parques de diversões, parques temáticos; teatros, cinemas e casas de espetáculos; clubes sociais, recreativos e esportivos; centros de eventos e convenções. 

Outros setores que não constam nesta fase, como o retorno das aulas e a reabertura das praias e equipamentos públicos, não fazem parte do faseamento e vão ter regras e prazos específicos que vão ser divulgados pela Prefeitura, após avaliação da evolução do quadro da pandemia na cidade. 

Elevado do BRT – Na ocasião, Neto apresentou mais um elevado da primeira etapa do sistema BRT. Com 450 metros de comprimento, o elevado contempla duas faixas em pavimento flexível (asfalto) e uma de concreto, para os ônibus do BRT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE