RADIO WEB JUAZEIRO : Catadores do Norte da Bahia recebem capacitações pelo projeto Pró-Catador
sábado, 31 de outubro de 2020

Catadores do Norte da Bahia recebem capacitações pelo projeto Pró-Catador

As ações estão sendo executadas em Juazeiro e mais quatro cidades da região Norte da Bahia

 
 
 

O Pró-Catador rede Norte está sendo executado em Juazeiro e mais quatro cidades da região Norte da Bahia. A ação tem como principal propósito capacitar catadores de materiais recicláveis organizados em cooperativas e não-organizados e oferecer a categoria apoio técnico para garantia direitos básicos, a formação de redes de cooperativas e a comercialização dos produtos recicláveis com um preço justo.

O trabalho está sendo realizado por uma equipe multidisciplinar composta por pedagogos, psicólogos e gestor ambiental nas cidades de Juazeiro, Barreiras, Senhor do Bonfim e Irecê. Estão previstos os cadastramentos de 500 catadores e catadoras. 

De acordo com a coordenadora do projeto, Joyce Úrsula Jatobá, o Pró-Catador é um importante projeto que visa a valorização dos trabalhadores e trabalhadoras que garantem a sustentabilidades dos municípios.

“Os catadores são, em sua grande maioria, pessoas em situação de vulnerabilidade e que tem enfrentado muitas dificuldades na comercialização, principalmente os profissionais não-organizados. As capacitações e assistências prestadas pela equipe do Pró-Catador região Norte são informações básicas e essenciais para os grupos”, explicou.

CAPACITAÇÕES E ASSISTÊNCIA TÉCNICA: As capacitações do projeto Pró-Catador estão previstas para acontecer em novembro e dezembro deste ano. Serão realizadas seis formações em Juazeiro e outras cidades da região Norte, além da distribuição dos kits de EPIs compostos por calça, camisa, botas, máscaras com filtro, bonés e big bags.

O projeto Pró-Catador rede Norte é fruto do convênio entre a Secretaria Nacional de Inclusão Social e Produtiva, do (SEISP), do Ministério da Cidadania e a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado (SETRE) e está sendo executado pela Associação de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável Solidário do Estado da Bahia (ADESBA), com apoio do Centro Público de Economia Solidária do Sertão do São Francisco (CESOLSSF). 

Ascom CesolSSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE