RADIO WEB JUAZEIRO : A OPINIÃO DE LAURENÇO AGUIAR
quinta-feira, 5 de novembro de 2020

A OPINIÃO DE LAURENÇO AGUIAR

Eleições de Juazeiro/BA: Enriquece o Conteúdo Social e Valoriza o Significado da Democracia!

Acompanhando à disputa eleitoral da cidade que representa a Região Norte do Estado da Bahia, como exemplo, se pode observar a grandeza de conteúdo político social que ela pode oferecer, como sede econômica de uma região, mas também, por dispor de emissoras de TV e Rádio, além das Redes Sociais – onde são feitas as propostas para solucionar problemas, críticas que permitem diferenciar realidades distintas, correlacionadas com a vida de todo mundo.
Oportunizar apontar problema, propor solução nas diversas áreas e/ou setores de investimento do dinheiro público, cumpre uma rica e expressiva pedagogia, envolvendo levantamento, ensinamento, aprendizado, num esboço de intelectualidade que enriquece o conjunto da população, sem que todos passem desapercebidos. Observando direitinho, é possível entender o surgimento, a evolução dos problemas e como estão ligados a vida humana e ao meio ambiente.

Tem problema em Juazeiro que de tão “difícil” solução, há pelo menos dez Eleições Municipais, é ponto principal de discussão, como os canais de esgotos a céu-aberto, como focos de doenças, imposição de sofrimento humano. Pelo poder de recebimento de imigrantes Juazeiro já ganhou, democraticamente, pessoas de diversos estados e municípios que lhes garantiram desenvolvimento econômico, mas também, crescimento desordenado e demandas sociais incontroláveis.

A disputa atual, pouco diferente das passadas, conta com um conjunto de candidatos/as que faz uma expressiva diversificação ideológica por sigla partidária: “Extrema e centro direita”; “cetro e extrema esquerda”. Mesmo que considere a diferença que faz o poder financeiro na campanha da sociedade de cultura capitalista como a brasileira. Há o direito das pessoas em organização partidária que proporciona a diversificação das ideias, num enriquecimento intelectual e filosófico que não deixa esconder o lado bom da disputa política eleitoral e pela hegemonia do poder local.

Houve tempo em que os preconceitos estiveram muito mais presentes nas eleições do Brasil, da Bahia de Juazeiro, resultante dos períodos mais conservadores do percurso histórico. Qualquer atitude inconveniente é prova de que precisa melhorar mais ainda. Apesar dos atos de retrocessos na conjuntura política, econômica, institucional vivenciados no Brasil, a presente disputa pela Prefeitura Municipal de Juazeiro, reserva um saldo político e social positivo.


Sento-Sé, 04 de novembro de 2020.

Laurenço Aguiar – Contribuinte Voluntário da Imprensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE