RADIO WEB JUAZEIRO : Câncer de próstata mata 42 pessoas por dia no Brasil
quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Câncer de próstata mata 42 pessoas por dia no Brasil

Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima 65 mil novos casos para 2020 

O câncer de próstata é uma doença silenciosa e que mata 42 homens por dia no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimava é de que sejam diagnosticados 65 mil novos casos em 2020, que, se descobertos precocemente, têm chance de cura de 90%. Além disso, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), três milhões de homens vivem com a doença no país. 

A coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade UNINASSAU Petrolina, Ana Paula Andrade, destaca que “no início, a evolução é silenciosa e a maioria não apresenta sintomas e quando apresenta é dificuldade de urinar ou necessidade de urinar mais vezes." "Já no estágio mais avançado, pode provocar também dor óssea, infecção generalizada ou insuficiência renal”, explica. 

Ainda existe tabu em relação ao exame do toque retal, dificultando a adesão dos homens ao exame. “Criou-se um preconceito em relação ao toque retal, mas é um procedimento necessário e recomendado a partir dos 50 anos e para que tem histórico de câncer a partir dos 40 anos, associado ao exame de dosagem de PSA. É preciso quebrar esse tabu e evitar complicações futuras e até o óbito”, alerta Ana. 

Em relação à prevenção, as dicas são: manter uma alimentação saudável, não fumar, ser fisicamente ativo e visitar regularmente o médico. Estas atitudes contribuem para a saúde em geral e podem ajudar na prevenção deste câncer. 

Entre os principais riscos para a doença estão a idade (após 50 anos), histórico familiar (pai ou irmão), excesso de gordura, além da exposição a substâncias como: aminas aromáticas, arsênio, produtos de petróleo, motor de escape de veículo, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA), fuligem e dioxinas que estão associadas ao câncer de próstata. 

Um relatório realizado pelo INCA mostra o seguinte cenário do país: 

Cânceres mais frequentes nos homens: 

Próstata: 65.840 novos casos
Cólon (intestino grosso): 20.520 novos casos
Pulmão: 17.760 novos casos
Estômago: 13.360 novos casos
Boca: 11.180 novos casos 

Cânceres que mais matam os homens: 

Pulmão: 16.137 óbitos
Próstata: 15.391 óbitos
Cólon: 9.207 óbitos
Estômago: 9.206 óbitos
Esôfago: 6.647 óbitos 

Novembro Azul 

Pensando na saúde do homem, o mês de novembro foi escolhido para potencializar a luta no combate ao câncer de próstata, segundo que mais mata homens. O movimento Novembro Azul mobiliza instituições, órgãos, entidades, empresas e sociedade civil para orientar sobre a saúde do homem com ênfase na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE