RADIO WEB JUAZEIRO : Colégio Eleitoral oficializa vitória de Joe Biden como presidente eleito dos EUA
terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Colégio Eleitoral oficializa vitória de Joe Biden como presidente eleito dos EUA


Presidente eleito Biden deve discursar nesta noite | Foto: Angela Weiss | AFP

O Colégio Eleitoral oficializou nesta segunda-feira, 14, a vitória do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais dos Estados Unidos. A etapa é mais uma das formalidades entre a votação de novembro e a posse do democrata como novo presidente, prevista para 20 de janeiro.

Nesta etapa, os 538 eleitores dos 50 estados e do Distrito de Columbia designados a votarem conforme os resultados das eleições certificados em cada unidade federativa depositaram publicamente seus votos. Agora, as cédulas serão enviadas para a capital Washington, onde serão formalmente recebidas em uma solenidade em janeiro no Congresso americano.

Com os numerosos delegados da Califórnia, onde Biden venceu por 63% dos votos, o democrata superou amplamente a cifra necessária para chegar à Casa Branca, estabelecida em 270 votos no Colégio Eleitoral. O democrata terá 306 delegados no Colégio Eleitoral, contra 232 do republicano Donald Trump, atual presidente e derrotado na tentativa de se reeleger.

Formalmente eleito no Colégio Eleitoral, Biden deve discursar nesta noite. Segundo trechos divulgados por agências americanas de notícias, o democrata dirá que "nem mesmo abuso de poder" poderá interromper uma transição pacífica no poder.

Até o momento, Trump não reconheceu oficialmente sua derrota, ele vem tentando reverter o resultado das urnas nos tribunais, alegando fraude ou problemas nos sistemas de contagem de votos. Porém, nenhuma irregularidade capaz de mudar a vitória de Biden.

A TARDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE