RADIO WEB JUAZEIRO : Dança e Artes Visuais se encontram em exposições abertas em Petrolina-PE
quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Dança e Artes Visuais se encontram em exposições abertas em Petrolina-PE

 A visitação segue até dia 04 de janeiro no Coletivo Casa

 





Traços de desenhos que retratam corpos e movimento, resultando em uma produção de Artes Visuais a partir do olhar de artistas da Dança. A Confraria 27 está realizando duas exposições no espaço cultural Coletivo Casa, em Petrolina-PE, 'Corpos em Risco' e 'Coreo Grafias'. Entre as obras, estão desenhos, fotografias e objetos com curadoria de Rafael Sisant e Wendell Britto. A visitação segue até 04 de janeiro, com entrada gratuita, de segunda a sexta, das 14h às 20h. 

Essas criações são resultados de duas pesquisas realizadas durante oito meses pela Confraria 27, contando com estudos teóricos e práticos. “A ideia é apresentar para todos as descobertas feitas durante a pesquisa, trazendo ao conhecimento público as possibilidades na intersecção das duas linguagens e propondo uma reflexão sobre o que é o risco presente nas obras. É o rastro de pigmento deixado pelo movimento no papel? É a passagem do tempo sobre nós? É a expressão da nossa identidade?”, pontua Rafael Sisant.

O professor Alan Gerald, que trabalha com arte-educação, esteve entre o público que participou da vernissage realizada na sexta-feira (04), quando foi inaugurada a exposição e realizado o bate-papo com os artistas, e disse achar a exposição “poética”. “É uma proposta bem interessante, trabalhar a questão coreográfica através do risco, do traço. Acho que as linguagens artísticas estão cada vez mais se unindo, sem limitar o que é uma coisa e outra. Quando a gente vê essa exposição que faz uma metáfora entre corpo e objeto de traço, eu acho que isso é uma outra forma de ver a arte”, comentou.

O público pode observar as obras e até interagir com elas. Mediadoras culturais estão no local para dar orientações e receber os visitantes. Como estratégias de acessibilidade, o grupo disponibiliza obras táteis - desenhos em alto relevo para tatear e objetos - e a audiodescrição do acervo. Também há a presença de uma tradutora para Libras durante os bate-papos.

No espaço, para garantir a segurança do público por conta da pandemia da Covid-19, estão disponíveis luvas para o público utilizar nas obras táteis, álcool em gel, QR Code para acessar os materiais das obras de forma digital e o uso de máscaras é obrigatório. A entrada é limitada a metade da capacidade do espaço, buscando garantir o distanciamento social.

Os projetos são incentivados pelo Governo de Pernambuco, através do Edital Funcultura Geral 2017/2018. A realização é da Confraria 27 com produção da Celeiro Azul Produções Culturais.


Serviço:

Exposições 'Corpos em Risco' e 'Coreo Grafias'

Local: Coletivo Casa, R. das Umburanas, 155 - Areia Branca, Petrolina - PE. (Ao lado do Bodódromo)

Visitação: Até 04/01/2021, segunda a sexta, das 14h às 20h.

Atividades gratuitas.


[T] Adriano Alves / Virabólica Comunicação.
[F] Fernando Pereira / Abajur Soluções Audiovisuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE