RADIO WEB JUAZEIRO : DESFAZENDO BOATOS
segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

DESFAZENDO BOATOS


Genival Lacerda morreu nesta madrugada vítima da Covid-19 #boato


 Edgard Matsuki

Boato – Faleceu na madrugada deste sábado (05/12/2020) Genival Lacerda. Cantor foi vítima da Covid-19 e morreu aos 89 anos.

A pandemia sem precedentes da Covid-19 já vitimou (até o momento da produção deste conteúdo) mais de 1,5 milhão de pessoas no mundo e mais de 175 mil pessoas no Brasil. Personalidades do mundo artístico como Aldir Blanc e Daniel Azulay estão entre as vítimas. Não bastassem as perdas que tivemos, tem gente que está compartilhando mensagens sobre falsas mortes.

Depois que o cantor Genival Lacerda, que tem 89 anos, foi internado em estado grave por causa de complicações da Covid-19, começou a circular, no dia 5 de dezembro de 2020, a informação que ele havia morrido em decorrência da doença. Leia duas versões da mensagem que viralizou em redes sociais:

Versão 1: MORRE GENIVAL LACERDA VÍTIMA DE COVID-19 Faleceu na madrugada deste sábado (05/11/2020) no hospital UNIMED Recife, aos 89 anos, vítima de COVID-19, o cantor e compositor Genival Lacerda, natural do estado da Paraíba, porém naturalizado em nosso estado e entitulado “Cidadão Recifense”.

Versão 2: NOTA DE FALECIMENTO: Acaba de falecer na madrugada deste sábado (05/12/2020) no hospital UNIMED Recife, aos 89 anos, vítima de COVID-19, o cantor e compositor Genival Lacerda, natural do estado da Paraíba, porém naturalizado em nosso estado e entitulado “Cidadão Recifense”.
Genival Lacerda morreu nesta madrugada vítima da Covid-19?

Muita gente compartilhou a informação em redes sociais e até alguns veículos de imprensa do interior chegaram a dar a “notícia da morte de Genival Lacerda”. Porém e felizmente, a informação que aponta que ele morreu no dia 5 de dezembro de 2020 é falsa.

A mensagem e o histórico de mensagens do tipo com Genival Lacerda nos deixaram desconfiados. A mensagem tem características de boatos como ser alarmista, com erros de português e não cita nenhuma fonte confiável que confirmasse o falecimento de Genival Lacerda.

Além disso, o Boatos.org desmentiu um episódio muito parecido em maio deste ano. Na ocasião, Genival Lacerda havia sido internado em estado grave por causa de um AVC e mensagens davam conta que ele havia morrido. Porém, a informação foi desmentida e o músico conseguiu se recuperar.Publicidade


Assim como em maio, a própria família de Genival Lacerda desmentiu a informação da morte por Covid-19. Em publicação no Instagram assinada pelo filho do músico, João Lacerda, e a assessoria de imprensa do cantor, foi dito que o estado de saúde é grave, mas estável. 

Leia:

"Nota Genival Lacerda segue internado Por Manuela Alves/Assessora de Imprensa Genival e João Lacerda Viemos através desta, informar que o cantor Genival Lacerda segue internado na UTI. O estado de saúde é grave, mas estável. Acompanhem as notícias através da assessoria da artista que diariamente atualiza o quadro clínico. Qualquer intercorrência, prontamente estamos aqui para avisar a todos."

Resumindo: a mensagem que aponta que o cantor Genival Lacerda morreu na madrugada do dia 5 de dezembro de 2020 por complicações causadas pela infecção pelo novo coronavírus é falsa. O estado de saúde dele é grave, mas ele continua vivo. Esperamos que a notícia da morte dele continue sendo falsa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE