RADIO WEB JUAZEIRO : Exoneração de Maurício Barbosa é publicada no DO e Ary Pereira assume SSP-BA
terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Exoneração de Maurício Barbosa é publicada no DO e Ary Pereira assume SSP-BA


Ary Pereira assume a pasta interinamente | Foto: Divulgação | SSP-BA
A TARDE

Após ser afastado por um ano do cargo de secretário estadual de Segurança Pública, Maurício Barbosa teve a exoneração publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), na manhã desta terça-feira, 15. 

A publicação também oficializa a nomeação de Ary Pereira de Oliveira para o cargo de titular da pasta. Ary Pereira é o atual subsecretário da SSP-BA e assume o novo posto interinamente. 

Ainda foi oficializada a exoneração de Gabriela Caldas Rosa de Macedo, que era chefe de gabinete da pasta. Maurício Barbosa e a servidora são investigados na Operação Faroeste, que apura um esquema de manipulação de sentenças em grilagem de terra no Oeste da Bahia.

"Núcleo de defesa"

Em acordo de colaboração premiada, Júlio César Cavalcanti Ferreira, réu em duas ações penais da Faroeste, trouxe ao MPF elementos que levaram o órgão a apontar um "núcleo de defesa social", que seria constituído por Barbosa, sua chefe de gabinete Gabriela Macedo, e a então procuradora-geral de Justiça da Bahia, Ediene Lousado.

"Aparentemente, a SSP-BA manipulava as operações policiais no âmbito do Estado da Bahia, de maneira a favorecer os seus interesses ilícitos, o que poderia envolver até mesmo grampos ilegais para chantagear opositores", diz um trecho da sentença. Segundo o MPF, haveria indícios da atuação do referido núcleo nas operações Oeste Legal, Immobilis, Leopoldo, Vortigen e Fake News.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE