RADIO WEB JUAZEIRO : Codevasf repovoa rio São Francisco com piau e curimatã durante celebração de Bom Jesus dos Navegantes na Lapa (BA)
sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Codevasf repovoa rio São Francisco com piau e curimatã durante celebração de Bom Jesus dos Navegantes na Lapa (BA)


Cerca de 37 mil alevinos de espécies nativas foram inseridos pela Companhia dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em trechos no rio São Francisco na comunidade Barrinha, na zona rural de Bom Jesus da Lapa (BA), durante as comemorações de Bom Jesus dos Navegantes no último domingo (10). O peixamento repovoou o rio com as espécies piau verdadeiro e curimatã numa ação de revitalização da bacia hidrográfica também realizada na mesma celebração em janeiro de 2020.

O peixamento movimentou a comunidade rural e contou com a participação de representantes da Codevasf, da Igreja Católica, da Marinha do Brasil e da população local. Em função da pandemia de covid-19, a Companhia adotou todos os procedimentos sanitários de segurança, não havendo aglomerações.

Os alevinos de piau verdadeiro e curimatã foram produzidos pelo Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura da Codevasf em Xique-Xique (2ª/CIX), centro tecnológico e científico da Companhia que atua com projetos de pesquisa e produção na área de aquicultura e recursos pesqueiros com vistas à revitalização da ictiofauna da bacia do rio São Francisco e ao apoio a piscicultores e pescadores.

Segundo o padre Nilson Claudino, esse é o segundo ano em que a paróquia faz uma parceria com a Codevasf para realização do peixamento como parte da programação das celebrações de Bom Jesus dos Navegantes. “Hoje, celebrando a Festa de Bom Jesus dos Navegantes, a Igreja Católica em parceria com a Codevasf vem trazer ao rio São Francisco o alimento para muitos que dependem dessas águas para sobreviverem, uma parceria que vem desde 2020. Invocamos a presença de Deus para que ele nos abençoe e abençoe esses alevinos para que se multipliquem e favoreçam a vida de nossos irmãos”, afirmou o pároco durante a benção dos peixes antes da soltura.

A Marinha do Brasil esteve representada no peixamento pelo oficial André Luiz, que representou o comandante da Agência Fluvial de Bom Jesus da Lapa. “Esse peixamento tem sua importância pelo repovoamento de nossa região com espécies nativas. Creio que com a união da comunidade, tudo dará certo. A Codevasf e a população pode contar sempre conosco. Temos uma grande missão no médio São Francisco, que é salvaguardar a vida humana, promover a segurança do tráfego aquaviária e evitar a poluição por embarcações”, afirmou.

De acordo com informações da Gerência Regional de Revitalização das Bacias Hidrográficas da Codevasf de Bom Jesus da Lapa, para as comemorações do Bom Jesus dos Navegantes no próximo ano, a Companhia deverá ampliar a quantidade de alevinos utilizados no peixamento com a disponibilização de cerca de 100 mil alevinos de piau verdadeiro, curimatã e pacamã, a serem produzidos pela empresa no Centro de Xique-Xique.



Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba
CODEVASF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE