RADIO WEB JUAZEIRO : Estudo confirma que CoronaVac é segura e produz anticorpos em 98% dos idosos
quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Estudo confirma que CoronaVac é segura e produz anticorpos em 98% dos idosos

Da redação

A CoronaVac, vacina contra a covid-19 desenvolvida pela chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, é segura e produz anticorpos em 98% das pessoas na faixa etária de mais de 60 anos, conforme estudo publicado na revista The Lancet.

A publicação reforça declarações do Butantan sobre a resposta conferida entre os mais velhos, conforme destaca o Olhar Digital. O estudo, feito com 442 participantes na China, não avalia a eficácia da vacina. O objetivo dos testes de fase 1 e 2 era analisar a segurança do imunizante em idosos, confirmar a dosagem ideal e analisar imunogenicidade, que é a capacidade de induzir o organismo a produzir uma resposta imune.

O resultado final do estudo mostra que não houve reações preocupantes e a taxa de soroconversão, que é a proporção de pessoas que produziu anticorpos em decorrência da vacina, foi alta em qualquer dosagem, com níveis superiores a 90%.

Apesar dos resultados positivos, não dá para falar que a eficácia da CoronaVac é de 90% ou superior em idosos. A soroconversão é um indicador, mas não há garantia de que esses anticorpos sejam capazes de proteger quem se vacinou.

Apenas o estudo de fase 3, com milhares de voluntários e com comparação direta com um grupo placebo, quando é feita a comparação de quantas pessoas se contaminam em cada grupo e o desenvolvimento de complicações, que é possível calcular a eficácia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE