RADIO WEB JUAZEIRO : Nova fábrica confirma início das obras de instalação em Camaçari
terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Nova fábrica confirma início das obras de instalação em Camaçari

Em São Paulo, empresa produz 125 produtos, gerando mais de 170 empregos diretos

No próximo mês de março, uma nova empresa vai iniciar as obras de implantação da unidade em Camaçari. A Orbi Química deve avançar na transferência do terreno e obter da prefeitura a autorização para início das intervenções. A confirmação do começo das obras, que devem durar de seis a oito meses, foi dada pelo diretor geral, Rogério Fiorotto.

“A nossa ideia é começar já em março usando parte da nossa mão de obra e contratação local. Toda a compra de insumos para a obra vai ocorrer em Camaçari. Já avançamos na transferência do terreno e nessa parte mais burocrática”, conta Fiorotto, ao ressaltar que, em funcionamento pleno, a Orbi de Camaçari irá gerar 120 empregos.

De acordo com ele, a fábrica vai poder iniciar a operação antes mesmo do fim das obras. “Nós já temos um primeiro barracão pronto e equipamentos que estão no porto. Não precisamos terminar a fábrica para começar a produção. Com dois barracões já podemos operar”, afirma.

Além da economia de Camaçari e da Bahia, a Orbi vai beneficiar também outras regiões.

“Nossa ideia é que 68% da nossa produção saia de Camaçari, que vai atender Norte, Nordeste e Centro-Oeste, dada sua localização geográfica privilegiada. A gente fomenta também fornecedores do Nordeste. Vamos ter materiais vindos do Recife (PE), além de fornecedores locais que estão ou não dentro do Polo Petroquímico”, diz.

"Temos o compromisso de um fabricante de embalagens que também deve se instalar em Camaçari para nos abastecer, podendo gerar mais empregos ainda para o município”, complementa Fiorotto.

O secretário de Administração de Camaçari, Helder Almeida, que coordenou as negociações com a empresa, ressaltou que o acordo foi possível graças à mobilização da prefeitura para viabilizar a chegada da empresa. “Nós trabalhamos com a empresa para buscar as melhores condições para sua implantação em Camaçari. Serão gerados 120 empregos diretos, mas teremos os indiretos e o próprio benefício para o setores do comércio e serviços”, ressaltou.

O prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo (Democratas), comemorou o anúncio de início das obras e o potencial de geração de empregos. “Fico feliz com o resultado deste processo, pois nós trabalhamos em parceria com a empresa para facilitar sua vinda para Camaçari”, afirmou Elinaldo, que participou de reuniões com dirigentes da empresa no ano passado para negociar a chegada da Orbi no município.

Elinaldo afirmou ainda que vai encaminhar para a Câmara Municipal um projeto de lei estabelecendo incentivos fiscais e materiais para atrair novos investimentos. “Entre os quais está a simplificação de todo o processo de licenciamento. Já lançamos, no ano passado, um amplo programa de atração de investimentos e vamos seguir atuando em parceria com quem quiser investir e gerar empregos em Camaçari”, disse.

Fundada em 2006, com uma sede de 14 mil m² no município de Leme, em São Paulo, a Orbi Química é uma empresa nacional, tendo como principal produto o desengripante White Lub Super, reconhecido pelo seu apelo ecológico, por usar em sua base produtos de origem vegetal. Atualmente, a empresa produz 125 produtos, gerando mais de 170 empregos diretos e mais de cem indiretos, divididos entre a sede em Leme (SP) e os centros de armazenamento e distribuição em Guarulhos (SP) e Blumenau (SC).

Para sanar as preocupações a respeito do impacto ambiental da instalação, a empresa apresentou, o certificado técnico de regularidade com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA), além de licença de operação pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e do Sistema Estadual de Vigilância Sanitária de São Paulo (SEVISA).

Em 2015, a Orbi Química recebeu a certificação ISO 9000, garantindo formas de processos seguros de produção, armazenamento, entrega da cadeia de matéria prima e produtos acabados. No mesmo ano, a empresa ganhou o Selo Verde Internacional do Instituto Chico Mendes, como empresa socioambiental responsável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE