RADIO WEB JUAZEIRO : Polícia resgata mais de 400 pássaros silvestres em Mascote
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Polícia resgata mais de 400 pássaros silvestres em Mascote

 Denúncia do crime ambiental partiu do Instituto Do Meio Ambiente E Recursos Hídricos (Inema)

Mais de 400 aves silvestres, além de 42 galos, em situação de maus tratos foram resgatadas em Mascote (a 301.24 km de Salvador) na última sexta-feira, 19. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgadas neste domingo, 21, a denúncia do crime ambiental partiu do Instituto Do Meio Ambiente E Recursos Hídricos (Inema).

Conforme a PRF, dentro de uma casa na localidade de São João do Paraíso, foram encontrados pássaros de diversas espécies conhecidas popularmente como cardeal, pássaro preto, papa capim, coleira, azulão, sofrê, canário da terra, trinca ferro, tico tico e sabiá. Também havia uma grande quantidade de filhotes de papagaios e periquitos com apenas algumas penugens sobre o corpo.

Os animais viviam aprisionados e amontoados em caixas de papelão, gaiolas e viveiros - muitos cobertos com fezes e urina -, sem água, com restrição de movimento, privação de luz e sem circulação de ar. Muitos, de acordo com o órgão, estavam desidratados e debilitados e alguns já foram encontrados mortos.

Ao todo foram resgatados 413 aves silvestres, sendo que oito morreram. Todos os pássaros foram encaminhados para o CETAS de Cruz das Almas, onde serão reabilitados, alimentados e tratados por equipes de veterinários e biólogos para voltarem à natureza. Também foram apreendidos diversos apetrechos utilizados na captura ilegal desses animais.

Segundo a PRF, dando continuidade às incursões, no imóvel vizinho foram encontrados 42 galos de rinha, que foram entregues na sede da Cavalaria do 15° do CPM-BA.

O responsável pelo aprisionamento ilegal dos animais foi identificado e a ocorrência foi apresentada na Delegacia em Mascote, para instauração do inquérito policial e demais procedimentos cabíveis.

Além da PRF, participaram da operação a Polícia Militar da Bahia, através da Cavalaria do 15º CPM, o INEMA, o CETAS, a Prefeitura Municipal de Camacan e a Guarda Civil Municipal de Mascote.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE