RADIO WEB JUAZEIRO : Busca ativa, acolhimento e cursos de formação são temas discutidos no quarto dia da pré-jornada pedagógica
sexta-feira, 5 de março de 2021

Busca ativa, acolhimento e cursos de formação são temas discutidos no quarto dia da pré-jornada pedagógica



Os educadores da rede estadual estão participando ativamente da programação da pré-jornada pedagógica, que segue até esta sexta (5), com o foco no planejamento do ano letivo 2020/21, que começa no próximo dia 15, em formato 100% remoto. Nesta quinta-feira (4), os temas abordados foram "Acolhimento, formação e busca ativa", na live transmitida ao vivo pela TV Educa Bahia e pelo canal do Youtube Educação Bahia, disponível no endereço https://cutt.ly/Ul5ECGW. A atividade contou com as participações do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, e do subsecretário, Danilo Souza.

A programação do dia foi iniciada pela superintendente de Recursos Humanos da SEC, Rosário Muricy, que deu as boas-vindas a Marcelo Veras, coordenador do Programa de Saúde Mental e Bem Estar da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que falou sobre a ressignificação da volta às aulas. "Com a pandemia, de repente o mundo virtual serviu para encontrar as pessoas e é preciso saber da importância do bom uso das lives. O professor deve aprender a lidar com a necessidade de sentir falta do aluno em sala de aula. Deve sentir que o aluno está presente virtualmente e que a escuta do professor pode fazer a diferença nesta conexão", afirmou Marcelo.

O superintendente de Gestão da Informação, Rainer Wendel Guimarães, ressaltou a importância da Busca Ativa, ou seja, das estratégias que deverão ser adotadas para evitar o abandono escolar. "É preciso ajudar a escola a identificar o estudante que está fora dela, em um processo de convencimento que vai além da comunicação. Para isso, fizemos um modelo de pilares estratégicos, que compreende ações como o mapeamento dos estudantes que estejam fora da escola ou em risco de abandono; e o contato com as famílias, órgãos de proteção e assistência social, movimentos sociais, igrejas e associações; além do acompanhamento do estudante durante todo o ano letivo para afastar o risco de evasão”, afirmou.

A diretora do Instituto Anísio Teixeira (IAT), Cybele Amado, juntamente com a coordenadora de Formação do IAT, Micheli Cruz, e o diretor de Inovação e Tecnologia do IAT, Iuri Rubim, destacou as novidades da formação continuada, entre as quais estão dois cursos sobre o ensino remoto, que serão iniciados a partir do dia 15 de março. As inscrições serão iniciadas nesta sexta-feira (5), através do endereço http://inscricaoonlineiat.educacao.ba.gov.br.

Os cursos "Ferramentas digitais na Educação" e "Produção de aulas on-line" terão duas turmas, com 20 horas por três semanas, que serão oferecidos emergencialmente nos meses de março a maio, com o objetivo de tornar esse ensino interativo e mais atrativo para os estudantes.

Também participaram da programação o coordenador de Políticas para a Juventude da SEC, Jocivaldo dos Anjos, e o representante dos estudantes na União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Iago Alves. Eles abordaram as ações planejadas para os líderes de classe em 2021, a exemplo do combate à evasão escolar; a participação em processos formativos sobre prevenção ao Covid-19; e a execução de programas da SEC, como o Mais Estudo.
Foto: Divulgação


Assessoria de Comunicação
Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE