RADIO WEB JUAZEIRO : Cientistas criam método rápido, preciso e barato para testar covid
quinta-feira, 4 de março de 2021

Cientistas criam método rápido, preciso e barato para testar covid

MSN 

Pesquisadores da Universidade de Toronto desenvolveram uma plataforma robótica de sequenciamento de alto rendimento que pode rastrear, de uma só vez, milhares amostras de pacientes para a infecção com SARS-CoV-2 com um alto grau de precisão.

O padrão ouro para o teste de infecção por SARS-CoV-2 é o RT-PCR, devido à sua alta precisão. No entanto, esta técnica tem uma série de desvantagens, principalmente por ser demorada, difícil de dimensionar e relativamente cara em comparação com outros métodos.

Mesmo com várias vacinas sendo lançadas, a pandemia segue descontrolada pelo mundo. Assim os métodos de teste rápido que podem rastrear milhares de pessoas são essenciais para termos programas de controle do vírus.

A equipe canadense, liderada pelo professor Jeff Wrana, Ph.D., e pelo pesquisador sênior Laurence Pelletier, Ph.D., queria desenvolver um método de teste que pudesse ser rápido e precisos, mas também têm a capacidade de digitalizar milhares de amostras ao mesmo tempo.

Conforme relatado na revista Nature Communications, a equipe testou várias centenas de amostras na plataforma e atingiu uma especificidade (capacidade de detectar se as pessoas não estão infectadas) de 100% e uma sensibilidade (capacidade de saber se as pessoas estão infectadas) que variou de 91 % em amostras com cargas virais baixas a mais de 95% naquelas com cargas virais mais altas.

Notavelmente, os pesquisadores adicionaram uma etapa ao processo que permite ao teste pesquisar diferentes variantes do vírus, algo que pode ser muito útil com mutações específicas se tornando cada vez mais um problema nos últimos meses. Outro fator útil, em comparação com outros testes, é que é bastante barato executar, com cada amostra custando cerca de US $ 8 para ser executada, principalmente porque muitas amostras podem ser executadas ao mesmo tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE