RADIO WEB JUAZEIRO : Ex-vereadora de Petrolina, Raimunda Sol Posto morre vítima da Covid-19
terça-feira, 6 de abril de 2021

Ex-vereadora de Petrolina, Raimunda Sol Posto morre vítima da Covid-19

No final do mês de março, ela foi internada em um hospital particular da cidade, por causa da doença.

Por G1 Petrolina

Raimunda Sol Posto, ex-vereadora de Petrolina —
 Foto: Reprodução / Redes Sociais

Morreu nesta terça-feira (6) a ex-vereadora do município de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, Raimunda Sol Posto, de 73 anos. A ex-parlamentar e líder comunitária, é mais uma vítima da Covid-19. No final do mês de março, ela foi internada em um hospital particular da cidade, por causa da doença. Raimunda Sol Posto deixa marido, três filhos e netos.


De acordo com o boletim divulgado na manhã desta terça-feira, pela Secretaria Municipal de Saúde, Petrolina soma 287 mortes da Covid-19. O município já registrou 20.506 casos da doença, com 18.469 curas.

Internada com Covid-19, a ex-vereadora de Petrolina, Raimundo Sol Posto gravou vídeo pedindo orações

Quando foi internada, no dia 26 de março, Raimunda gravou um vídeo pedindo orações. “Meu irmão, estou melhorando, estou bem. Com fé em Jesus e no divino Espírito Santo eu vou sair dessa, porque Jesus não quer que eu morra desse jeito, com essa doença tão triste. Ele vai me amparar. Faça uma oração”, disse a ex-vereadora no vídeo acima.

Raimunda Sol Posto foi eleita vereadora de Petrolina em 2004 e 2008. Nas três eleições seguintes, ficou na suplência. Em 2019, voltou a ocupar uma cadeira na Casa Plínio Amorim, assumindo a vaga de Major Enfermeiro, que na época assumiu o cargo de secretário-executivo de governo, no município. O último cargo público da ex-parlamentar foi o de assessora especial da prefeitura, para o qual foi nomeada este ano, pelo prefeito Miguel Coelho (MDB).

Sessão da Câmara de Vereadores de Petrolina é cancelada em homenagem a ex-vereadora Raimunda Sol Posto — Foto: Ascom / Câmara de Vereadores

Por causa da morte da ex-vereadora, a sessão da Câmara de Petrolina desta terça-feira, que conta com a presença do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) deputado Eriberto Medeiros (PP), foi cancelada, virando uma sessão solene em homenagem a Raimunda Sol Posto.

"Infelizmente, tivemos a notícia do falecimento da ex-vereadora Raimunda Sol Posto. Então, nós resolvemos cancelar a sessão em respeito ao falecimento da ex-vereadora", disse o presidente da Câmara, vereador Aero Cruz (MDB), que, em seguida, pediu um minuto de silêncio.

Atuação na saúde e cultura

Raimunda Sol Posto teve forte atuação na área da saúde. " Desde muito nova ela sempre cuidou das pessoas na área da saúde, levando para Recife, aqui. Era muito boa pessoa. Isso ninguém tira dela", afirmou a professora aposenta e amigada da família, Maria José dos Santos.

Integrante do 'Samba de Veio', Raimunda Sol Posto mostra lembranças com Ariano Suassuna — Foto: Amanda Franco/ G1

Um dos principais legados de Raimunda Sol Posto está na cultura, mais precisamente no Samba de Véio da Ilha do Massangano, patrimônio Histórico-Cultural do município de Petrolina. Em 2014, em entrevista ao G1, a ex-vereadora lembrou o escritor Ariano Suassuna conheceu a cultura ribeirinha.

"Em 2004, nós participamos da festa da lavadeira em recife e uma das filhas dele pediu que nos apresentássemos para Ariano. Já estávamos indo embora e, com uma música que pede permissão para entrada, cantamos e dançamos, Ariano chorava e me dizia: coisa impressionante e eu não conhecia. A partir de hoje eu serei o padrinho do samba e isso nos abriu portas para outras apresentações”, contou Raimunda na época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE