RADIO WEB JUAZEIRO : Juazeiro apresenta baixo risco para dengue, Zika e Chikungunya no 1º LIRAa do ano
sábado, 24 de abril de 2021

Juazeiro apresenta baixo risco para dengue, Zika e Chikungunya no 1º LIRAa do ano



O município de Juazeiro apresentou baixo risco para infestação de Aedes aegypti, segundo o resultado do primeiro Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa). A pesquisa foi realizada pela Secretaria de Saúde (SESAU), através da equipe da Vigilância Epidemiológica. O primeiro LIRAa, que é realizado a cada três meses, foi feito entre os dias 12 e 16 de abril. O Índice de Infestação Predial ficou em 0,7. Juazeiro possui 123 mil imóveis.

“Isso se deve às ações intensas dos agentes de endemias que têm se desdobrado em regimes de plantões em finais de semana e feriados para cobrir toda a área de juazeiro”, comemorou o diretor de Vigilância Epidemiológica, Djalma Amorim.

O LIRAa é uma metodologia que permite o conhecimento de forma rápida, por amostragem, da quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas de Aedes aegypti. É considerado baixo risco quando o índice é até 1. Médio risco quando o índice de é 1 a 1,5. Alto risco quando é acima de 1,5. “Ano passado, o Índice de Infestação Predial ficou em 1,8, muito alto. Este ano, o LIRAa ficou em 0,7, baixo risco”, ressaltou Djalma.

Cuidados

A prefeitura reforça que, mesmo com o índice considerado de baixo risco, os juazeirenses não podem deixar de lado os cuidados para evitar a proliferação do mosquito. O secretário de Saúde de Juazeiro, Fernando Costa, lembra quais cuidados devem ser tomados. “As pessoas precisam ficar atentas aos tonéis e caixas d'água, mantendo as calhas sempre limpas, lembrando de deixar as garrafas sempre viradas com a boca para baixo e evitar água parada em casa. São cuidados que a gente sempre lembra, mas é importante reforçar principalmente nesse período chuvoso”, frisou o secretário.


Texto: Amanda Franco - Assessora de Imprensa da Secretaria de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE