RADIO WEB JUAZEIRO : PGR endossa discurso de Bolsonaro e acusa governadores de mau uso de verba na pandemia
terça-feira, 20 de abril de 2021

PGR endossa discurso de Bolsonaro e acusa governadores de mau uso de verba na pandemia

O ofício aborda suspeitas que têm sido levantadas pelo presidente sobre desvios de verbas federais na pandemia. Foto: Evaristo Sá | AFP

Com discurso alinhado aos recentes posicionamentos do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), a Procuradoria-Geral da República encaminhou ofício a governadores acusando-os de fazer mau uso do dinheiro público.

O ofício aborda suspeitas que têm sido levantadas pelo presidente sobre desvios de verbas federais na pandemia, em uma tentativa de municiar possíveis investigações dos gestores na CPI da Covid-19.

Os documentos foram enviados imediatamente após a criação da comissão, que teve a abertura determinada pelo Supremo. A linha de frente da CPI mira as omissões do governo federal na pandemia.

A PGR elenca quatro perguntas a serem respondidas e diz que elas têm relação com outro pedido de informação não respondido de forma satisfatória pelos estados.

Em um dos questionamentos, o de número 4, ao pedir esclarecimentos sobre o fechamento de hospitais de campanha, a subprocuradora afirma que a desativação das unidades de saúde teria causado “prejuízo ao erário, não só em relação às vidas com a falta atual de leitos como o decorrente da verba mal utilizada”.

No ofício, Lindora Araújo não indica quais provas possui sobre os prejuízos causados pelo suposto mau uso das verbas públicas utilizadas pelos governadores nos hospitais de campanha.

Já na pergunta 3, a subprocuradora aborda as suposições que têm sido feitas por Bolsonaro sobre o dinheiro federal enviado para o combate à pandemia ter sido utilizado para outros fins pelos governadores.

A subprocuradora afirma no ofício que as respostas devem ser assinadas “pessoalmente” pelo governador porque “tal responsabilidade não pode ser atribuída a outros órgãos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE