RADIO WEB JUAZEIRO : Voo em Marte tem participação baiana
quarta-feira, 14 de abril de 2021

Voo em Marte tem participação baiana

Mariana Carneiro, Miriam Hermes

O engenheiro que liderou a equipe responsável pelo chip que comanda o helicóptero é Raja Gosula | Foto: Nasa/JPL | Caltech


Tem DNA baiano no Planeta Vermelho. Mais precisamente no helicóptero Ingenuity, da Nasa, que foi para Marte juntamente com a sonda Perseverance e que fará nos próximos dias o seu voo inaugural. O engenheiro que liderou a equipe responsável pelo chip que comanda o helicóptero é Raja Gosula, indiano de nascimento mas que veio para Salvador com os pais quando contava apenas seis anos. Aqui estudou, cursando o ensino fundamental e médio no Colégio Antônio Vieira (CAV) e o universitário na federal da Bahia (Ufba), onde se formou. Parte da família segue por aqui, incluindo o pai matemático, professor aposentado da Ufba.

Daí que a torcida por essas bandas pelo sucesso do primeiro voo em Marte será reforçada. A estreia do helicóptero estava agendada inicialmente para o dia 11 de abril, mas já houve dois adiamentos para realização de ajustes e revisão de dados.

– Saber que os circuitos que projetei estão funcionando sob o capô em todo lugar é o orgulho da engenharia. Mas saber que eles estão funcionando em Marte é uma coisa de outro mundo! – comemora Gosula, diretamente de San Diego, na Califórnia (EUA), onde vive atualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE