RADIO WEB JUAZEIRO : Parceria entre FIEB e SEBRAE amplia acesso ao crédito no interior do estado
sexta-feira, 28 de maio de 2021

Parceria entre FIEB e SEBRAE amplia acesso ao crédito no interior do estado

Os Núcleos de Acesso ao Crédito começam a operar ainda no mês maio em seis cidades do interior, entre elas, Jequié, Vitória da Conquista, Barreiras e Juazeiro.


Seis municípios do interior do Estado passam a contar com um novo serviço da Federação Indústrias do Estado da Bahia (FIEB). Em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC/FIEB) será instalado nos municípios de Feira de Santana, Ilhéus, Jequié, Vitória da Conquista, Barreiras e Juazeiro. A iniciativa faz parte das ações do Projeto de Apoio à Competividade das Micro e Pequenas Empresas na Bahia, desenvolvido pelas duas entidades, e marca a interiorização do acesso ao crédito e o fortalecimento do NAC/FIEB, que até então funcionava apenas em Salvador.

A interiorização das atividades, bem como a ampliação do acesso ao crédito, são pilares da gestão da FIEB. A expectativa é que os resultados sejam potencializados, em maiores atendimentos, capacitações, cartilhas informativas e interlocução com as instituições financeiras parceiras. Com a maior atuação em diversas regiões do estado da Bahia, o objetivo também é fortalecer as ações institucionais da FIEB, Sebrae.

A implantação de unidades do NAC/FIEB no interior chega em um momento crucial para os pequenos empreendimentos, face ao recrudescimento da crise econômica gerada pela pandemia. Ana Paula Almeida, gestora do NAC, destaca o papel do crédito para as micro e pequenas indústrias. “No atual contexto econômico, é crucial para suprir as necessidades do dia a dia, para girar o negócio e ampliar perspectivas de investimento, em especial, na manutenção e expansão das atividades industriais”, lembra.

De acordo com Ana Paula, a necessidade de crédito se acentuou de maneira vertiginosa, ao mesmo tempo em que a dificuldade de acesso ao crédito tornou-se um dos principais entraves à sobrevivência dos micro e pequenos empreendimentos baianos.

O gerente da Unidade de Projetos Especiais Mercado e Internacionalização do Sebrae Bahia, Vitor Lopes, ressalta a importância de o empresário, aliado ao acesso a crédito, ter também acesso a capacitação para que possa aplicar o recurso da melhor maneira. “Sabemos da relevância do crédito para as micro e pequenas empresas, sobretudo nesse período de pandemia. Nesse sentido, a aproximação entre as instituições financeiras e o empresário é fundamental”, pontua.

INFRAESTRUTURA

Para viabilizar o atendimento, foram contratados sete profissionais para atuar no NAC/FIEB em cada uma das cidades. Eles receberam treinamento para realizar atendimentos, visita a empresas, interlocução com instituições financeiras e orientação aos empresários nas regiões.

Os escritórios do NAC estão instalados nas unidades integradas do Sistema FIEB e demais endereços onde já funcionam os serviços do SESI, SENAI e IEL.

RESULTADOS

Em 2020, graças ao apoio de instituições financeiras, como o Banco do Nordeste, Sicoob Credifiemg e Desenbahia, e o Sebrae Bahia, o NAC/FIEB assessorou a intermediação de operações de crédito para associados industriais baianos, totalizando mais de R$ 10 milhões contratados. Além disso, orientou o atendimento a mais de 200 empresas, sendo pouco mais de 80% de micro e pequenas.

O NAC é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e das Federações de Indústrias dos estados, criado para apoiar as micro e pequenas indústrias no acesso a crédito, realizar interlocução junto às instituições financeiras e identificação/orientação das linhas de financiamentos disponíveis. Além disso é por meio do NAC que é feito o acompanhamento dos novos normativos relacionados a crédito, garantias e exigências.


Federação das Indústrias do Estado da Bahia - Sistema FIEB
Gerência de Comunicação Institucional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE