RADIO WEB JUAZEIRO : Riacho dos Paes: O Encanto da Melhora do Pensamento e Semblante!
sexta-feira, 14 de maio de 2021

Riacho dos Paes: O Encanto da Melhora do Pensamento e Semblante!




O grande povoado do Município de Sento-Sé/BA, vive momento de grande satisfação social pela conquista de investimento asfáltico, com as devidas drenagens, que facilita deslocamento, diminui à poluição do ar e melhora a aparência e a condição urbana: são 8.3 km que liga a comunidade à BA-210, no sentido sede; mais duas avenidas e parte de duas ruas centrais, com completa sinalização de placas e faixa.

Isso elevou a autoestima e o semblante social da população, contrariando muitas afirmações conservadoras de que, “O povo de Sento-Sé não gosta de trabalho”. Ficando assim estimulado a busca de novos benefícios sociais, como melhor forma de solucionar problemas que adoecem e limita o exercício da cidadania.

Por tradição sistêmica de fases difíceis da história municipal, por viver intensamente o Coronelismo e respectivas consequências políticas sociais, causando danos gerais, entre eles, a dificuldade de formatação da visão coletiva, o desconhecendo e menosprezando à importância dos direitos e do Interesse público. Em diferentes níveis de intensidade – Riacho dos Paes deve ter sido o mais prejudicado: Nas décadas de cinquenta/sessenta/setenta o Sistema Político Social malicioso já exercia a ramificação de poder local sem maldade de quem vivia lá, vedação dos olhos para o processo natural de desenvolvimento.

Da década de oitenta para os dias atuais, o insano e aparentemente invisível Sistema, não deixou de agir, querendo se eternizar no comando da conjuntura de valorização do individualismo, assistencialismo, clientelismo – ensinando a não ver, nem sentir, não ouvir, a pensar, e a querer limitadamente. O Povo de Riacho dos Paes ainda precisa conquistar muitas coisas para a sua infraestrutura e usar suas expressivas riquezas naturais de água, terra, caatinga, sol, vento, inteligência humana para projetar e produzir bens de consumo. Portanto, esse momento salutar, deve cumprir papel importante pedagógico, mostrando que valorizando ao Interesse Coletivo é a melhor forma de beneficiai a todos, individualmente.


Sento-Sé, 13 de maio de 2021.

Laurenço Aguar
Riachense, morando na Sade Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE