RADIO WEB JUAZEIRO : SEC disponibiliza novos Cadernos de Apoio à Aprendizagem de diferentes áreas do conhecimento
quinta-feira, 27 de maio de 2021

SEC disponibiliza novos Cadernos de Apoio à Aprendizagem de diferentes áreas do conhecimento


Os novos Cadernos de Apoio à Aprendizagem de diferentes áreas do conhecimento, referentes à II unidade letiva, já estão disponibilizados no Portal da Educação, através do endereço https://bit.ly/2S7nmIS. O material dá continuidade às sequências didáticas sugeridas pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) na unidade anterior, apresentando novos objetos de conhecimento, mas utilizando o mesmo formato de "trilhas de aprendizagem". Elaborado por professores da rede estadual durante o período de suspensão das aulas, o material pedagógico é uma parte da estratégia das atividades letivas, com a finalidade de conciliar os tempos e espaços.

A superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Manuelita Brito, destacou a importância do material pedagógico sugerido. “Independentemente da pandemia, os Cadernos de Apoio são uma importante inovação da rede estadual da Bahia, pois, de forma orgânica, os nossos professores vão se apropriando dos conceitos, das possibilidades e dos limites trazidos pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e pelo DCRB (Documento Curricular Referencial da Bahia). E no contexto do continuum curricular e do ensino remoto, esse material didático é uma ferramenta particularmente importante para auxiliar os professores na organização do planejamento e dos recursos de ensino e aprendizagem, funcionando como um norteador”.

Os Cadernos de Apoio à Aprendizagem foram planejados e produzidos a partir de nove etapas, com uma sequência de atividades com base nas competências e habilidades dos estudantes. O material faz parte de uma série de recursos educacionais elaborados pela SEC e têm como objetivo atender a estudantes nos diversos perfis de acessibilidade tecnológica, incluindo os que não possuem acesso à internet, durante as aulas remotas do ano letivo 2020/21. O material vai compondo, gradualmente, um material didático de suporte para a organização curricular nas escolas. “Os Cadernos não são prescritivos, pelo contrário, são propositivos. Os professores podem adotá-los integralmente, parcialmente ou não utilizá-los, caso considerem a sua metodologia e seu planejamento curricular mais adequados ao contexto das suas turmas. Também podem ser auxiliares em relação ao livro didático ou, pelo contrário, serem complementados por estes. As escolhas didáticas continuam sendo feitas por cada educador”, enfatiza Manuelita.

*Recursos educacionais -* Além dos Cadernos de Apoio à Aprendizagem, cujo material tem como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Documento Referencial Curricular da Bahia (DCRB), os estudantes também encontram no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br) outros materiais pedagógicos para reforçar a aprendizagem, a exemplo dos Roteiros de Estudo e das Pílulas de Aprendizagem. Para quem não tem acesso à internet, uma boa opção é assistir à TV Educa Bahia, que disponibiliza uma programação 24 horas por dia, de domingo a domingo, com conteúdos exclusivos da Educação. Durante todo o dia são transmitidas videoaulas dos diferentes componentes curriculares, além de lives, documentários e diversos programas em parceria com o Canal Futura da Fundação Roberto Marinho.


Assessoria de Comunicação
Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE