RADIO WEB JUAZEIRO : CPI da Pandemia ouve médica defensora da cloroquina nesta terça-feira
terça-feira, 1 de junho de 2021

CPI da Pandemia ouve médica defensora da cloroquina nesta terça-feira

Médica Nise Yamaguchi 
 Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

A sessão da CPI da Pandemia nesta terça-feira (1º), a partir das 9h, ouve a médica Nise Yamaguchi. Oncologista e imunologista, ela defende o "tratamento precoce" para a Covid-19. O depoimento da médica atende a pedido do senador Eduardo Girão (Podemos-CE).

Segundo requerimento protocolado pelo parlamentar, em depoimento à CPI o diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, disse que a pesquisadora defendeu alterar a bula da cloroquina durante uma reunião com o governo federal.

O diretor sinalizou que a intenção da médica seria definir o medicamento como eficaz contra o coronavírus. Barra Torres deixou claro ser contrário ao procedimento.

O depoimento da médica também atende a pedido do senador Marcos Rogério (DEM-RO). Para ele, a audiência "será de importância singular para que exponha sua atuação e conhecimentos, com o objetivo único de restabelecer a verdade, oferendo informações transparentes e esclarecedoras. Tem muito a colaborar", finaliza o senador no requerimento.

Na última quinta-feira (27), o relator da CPI, senador Renan Calheiro (MDB-AL), disse que a comissão investiga a existência de uma consultoria informal ao governo a favor de métodos considerados ineficazes de enfrentamento à pandemia.

"Não estamos apenas discutindo a eficácia da cloroquina ou do 'tratamento precoce'. Queremos investigar se essas coisas foram priorizadas em detrimento da vacinação dos brasileiros. E isso poderia ter salvado muitas vidas", opinou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE