RADIO WEB JUAZEIRO : Prometido por Rui Costa em 2016, centro de boxe ainda nem começou a ser construído

quinta-feira, 29 de julho de 2021

Prometido por Rui Costa em 2016, centro de boxe ainda nem começou a ser construído

por Matheus Caldas / Nuno Krause
Foto: Carla Ornelas / GOVBA

A vitória de Keno Machado Marley sobre o chinês Chen Daxiang impressionou. O baiano, de apenas 21 anos, precisou de pouco mais de um round para encerrar a luta, e colocar o boxe brasileiro nas quartas de final dos Jogos Olímpicos de Tóquio, na categoria meio-pesado (até 81 quilos). A Bahia ainda tem outros dois representantes da modalidade na Olimpíada: a campeã mundial Beatriz Ferreira e o medalha de prata no Pan de Lima Hebert Conceição. Contudo, todos eles tiveram que trilhar caminhos longe do estado de origem para brilharem em ringues mundiais. Apesar de ser um grande celeiro de pugilistas, a Bahia ainda não tem a estrutura necessária para fazê-los potencializar seus talentos. Atualmente, a capital Salvador ainda aguarda por um Centro Olímpico de Boxe, prometido em 2016 pelo governador Rui Costa, após a medalha de ouro de Robson Conceição na Olimpíada do Rio de Janeiro .

O projeto estava previsto para o início de 2019, mas não vingou. À época, a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) explicou, em nota, que firmou um convênio com a Sudesb (Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia) para o desenvolvimento do projeto. Para isso, foi contratado um consórcio composto pelas empresas RK Engenharia e Consultoria e Projconsult Engenharia de Projetos para a elaboração do projeto executivo, que inclui a realização de estudos técnicos e do projeto básico.

Eis o que disse a Conder nesta quarta-feira (28), ao Bahia Notícias: "A Conder informa que a Arena de Lutas da Bahia está em fase de desenvolvimento do projeto conceitual", destacou, em nota. A assessoria de imprensa do órgão ainda afirmou que ainda não há um prazo para a execução das obras. "Estamos no processo de planejamento, muito inicial. Não temos nenhum tipo de prazo e projeção. A gente vai realizar o processo licitatório, mas está muito verde ainda para determinarmos algum tipo de prazo", explicou.

O local previsto para a construção da Arena de Lutas da Bahia (ou Centro Olímpico de Boxe) é a Avenida Luiz Tarquínio, Boa Viagem, ao lado do antigo Abrigo Dom Pedro II. "Este terreno já foi indicado para desapropriação pelo Governo do Estado que também está discutindo com o Iphan os cuidados necessários para preservação do patrimônio cultural do entorno", afirmou a Conder.

O QUE DIZ A SUDESB

A Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia, responsável por incentivar o esporte, afirma que "tão logo tenhamos a Arena de Lutas da Bahia em operação estarão dadas as condições para que os atletas de alto rendimento das modalidades marciais permaneçam em nosso estado".



Além disso, que "estuda o fomento ainda mais direto aos esportes de luta, intensificando a implantação de núcleos de iniciação esportiva em diferentes bairros". "A intenção da autarquia do esporte é firmar parcerias com federações das modalidades, para que sejam elas a executar os projetos de iniciação esportiva, tendo à frente professores e profissionais que conheçam de perto cada esporte".

Por fim, ressaltou o investimento feito por Rui Costa em seus mandatos. "O governo do Estado vem investindo forte na infraestrutura esportiva. Somente em 2020, foram investidos em obras esportivas mais de R$ 33 milhões. Agora em 2021, o governador Rui Costa anuncia para os próximos 12 meses mais de R$ 100 milhões para dotar municípios baianos de equipamentos esportivos de qualidade", escreveu.

Vale lembrar que a importância do esporte não está apenas em formar atletas olímpicos, mas também na função social que ele exerce na sociedade. Uma pesquisa realizada em 2018 por neurocientistas da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, indica que crianças e adolescentes que praticam esportes com frequência têm desempenho 20% superior em relação aos alunos sedentários.

Segundo a Gazeta do Povo, ao todo, 80 crianças de 6 a 10 anos foram analisadas pelo estudo "Estimulação motora, função executiva e atenção". Elas foram divididas em dois grupos: o primeiro realizou atividades físicas, e o segundo teve aulas de Educação Física duas vezes por semana na escola, com duração de 50 minutos, durante sete meses. O resultado foi o número de 20% citado acima.

POR OUTRO LADO...

Apesar de não ter cumprido – pelo menos por ora – a promessa de entregar a Arena de Lutas, Rui Costa inaugurou no ano passado outro equipamento prometido em 2016: o Centro de Canoagem de Ubaitaba, no Sul do estado

A inauguração contou com a presença do canoísta Isaquias Queiroz, natural da cidade, três vezes medalhista na Olimpíada do Rio. Inclusive, o centro foi sacramentado após o desempenho de Isaquias e Erlon Souza nos jogos daquele ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE