RADIO WEB JUAZEIRO : Embrapa Semiárido tem nova gestão a partir de setembro

quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Embrapa Semiárido tem nova gestão a partir de setembro

Maria Auxiliadora Coelho de Lima

A pesquisadora Maria Auxiliadora Coêlho de Lima é a nova chefe-geral da Embrapa Semiárido, em Petrolina (PE). Ela assume efetivamente o cargo a partir de 1º de setembro e a solenidade de posse ocorre no dia 27 de outubro, às 15h, em cerimônia virtual transmitida pelo canal da Embrapa no YouTube.

A gestora foi escolhida por meio de processo de recrutamento e seleção, ocorrido entre junho e agosto de 2021 e conduzido pela Diretoria Executiva da Embrapa. A seleção foi restrita aos empregados do quadro efetivo da Empresa que atendessem aos requisitos previstos em norma.

Maria Auxiliadora substitui o também pesquisador Pedro Carlos Gama da Silva, que ocupa o cargo desde 2014. Seu mandato terá um período de dois anos, prorrogável por até duas vezes em igual período, podendo chegar a 6 anos.

Trajetória

Nascida na cidade sede da Embrapa Semiárido (Petrolina), a pernambucana Maria Auxiliadora completa em novembro 20 anos de trabalho na Empresa. Ela atua como pesquisadora na área de agronomia, com ênfase em Fisiologia e Tecnologia Pós-Colheita.

É graduada em Engenharia Agronômica pela Universidade do Estado da Bahia (1993), e tem mestrado e doutorado na mesma área, com especialização em Fitotecnia, ambos cursados na Universidade Federal do Ceará (1998 e 2002, respectivamente).

Além de ter toda a sua formação acadêmica no Nordeste brasileiro, Maria Auxiliadora é a primeira mulher a assumir o cargo mais alto da Embrapa Semiárido. Também havia sido pioneira como primeira chefe Adjunta de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) da Unidade, função que exerceu no período de dezembro de 2007 a abril de 2015.

Antes já havia atuado na gestão de Pesquisa e Desenvolvimento, como coordenadora da equipe de pesquisadores do Núcleo Temático de Agricultura Irrigada da Unidade, de abril de 2006 a dezembro de 2007. Coordenou as ações de P&D e Transferência de Tecnologia da rede de pesquisa em Vitivinicultura no Semiárido 2013 a 2018, e nos últimos dois anos foi coordenadora do Portfólio de Fruticultura Tropical da Embrapa.

Além da atuação na Empresa, Auxiliadora é docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Agronomia/Produção Vegetal, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Agronomia/Agricultura Tropical, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e em Ciência e Tecnologia de Alimentos, da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Sobre a Embrapa Semiárido

A Embrapa Semiárido é uma unidade descentralizada da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Atua com foco na sustentabilidade dos sistemas de produção agrícola no Semiárido brasileiro, nas áreas de agropecuária dependente de chuva, agricultura irrigada e recursos naturais.


Foi criada no ano de 1975, quando o cenário vigente na região era de deficiência de conhecimentos tecnológicos e de infraestrutura, sendo este um dos principais entraves para o desenvolvimento da agropecuária. Ao longo de sua história, vem executando ações de pesquisa e desenvolvimento nessa região, mantendo um abrangente programa de geração de conhecimentos, de tecnologias e de inovação para as diferentes realidades e espaços do Nordeste.

As pesquisas realizadas pela Embrapa Semiárido contemplam uma grande diversidade de temas, com destaque para os cultivos dependentes de chuva, diversificação da fruticultura, mangicultura, vitivinicultura, olericultura, produção animal, conservação e manejo da biodiversidade da Caatinga, entre outros, além de ações de desenvolvimento territorial, Inovação e Transferência de Tecnologia.

A Unidade conta com quatro Campos Experimentais, sendo dois em Petrolina, no Estado de Pernambuco, um em Juazeiro, na Bahia, e um em Nossa Senhora da Glória, em Sergipe. Sua equipe é atualmente composta por 283 empregados, sendo 75 pesquisadores, 34 analistas, 44 técnicos e 130 assistentes.


Fernanda Birolo (MTb 81/AC)
Embrapa Semiárido

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE