RADIO WEB JUAZEIRO : Estudo sugere que Brasil pode passar por novo pico de mortes e infecções de Covid em 2022

quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Estudo sugere que Brasil pode passar por novo pico de mortes e infecções de Covid em 2022

 Por: Max Haack/Secom Por: Redação Bnews

O Brasil pode passar por um novo pico de infecções e mortes causadas pela Covid-19 entre abril e setembro de 2022, segundo projeções feitas pelo Grupo de Pesquisa Interdisciplinar Ação Covid-19.

O estudo, intitulado Possíveis cenários da pandemia no Brasil sob diferentes durações de proteção vacinal, leva em consideração o fato de que as vacinas podem apresentar uma queda no nível dos anticorpos entre 12 a 18 meses após aplicação.

Pesquisadores sugerem que um eventual novo pico de infecções não seria tão alto quanto o último que aconteceu em abril deste ano, mas ainda poderia provocar a perda de muitas vidas.

Uma grande preocupação é com o retorno de algumas atividades diante do avanço da vacinação em todo o país, o que é considerado pelos pesquisadores como uma atitude precipitada, já que pode favorecer o avanço da variante Delta e o surgimento de novas cepas.

O grupo concluiu que, sem uma revacinação no começo ano que vem, existe risco de um novo surto. "Já se observa no país a diminuição das medidas de prevenção, com retorno às atividades comerciais e às aulas presenciais, aglomerações em espaços de lazer, realização de festivais de música e eventos esportivos, o que amplia continuamente o risco de transmissão e surgimento de novas variantes, principalmente em cidades com baixo IPC, alta densidade e polos turísticos como o exemplo hipotético da cidade de Olinda-PE", alerta o estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE