RADIO WEB JUAZEIRO : O banco mais antigo do mundo tem 549 anos – e está prestes a fechar as portas

quinta-feira, 19 de agosto de 2021

O banco mais antigo do mundo tem 549 anos – e está prestes a fechar as portas

Tássia Kastner

O banco mais antigo do mundo sobreviveu 549 anos, mas está com os dias contados. Fundado em Siena em 1472, o Monte dei Paschi deve ser vendido ao concorrente Unicred.

 
© Awakening/Getty Images vcsa-Monte dei Paschi di Siena_destaque

Não fizesse parte da história italiana, talvez o Monte dei Paschi nem existisse mais. A instituição atravessa uma grave crise financeira desde 2007, quando decidiu comprar um concorrente para alcançar a marca de terceiro maior banco da Itália, atrás apenas do Intesa Sanpaolo e do UniCredit.

Depois, veio a crise econômica internacional, que deixou a economia e o sistema financeiro italiano em perigo. Diversas rodadas de capitalização ocorreram ao longo dos anos, permeadas por investigações de fraudes e até a morte misteriosa de um funcionário, num caso que foi investigado como suicídio.

No mês passado, o Banco Central Europeu aplicou o chamado teste de estresse em todas as instituições financeiras do bloco. Isso é feito no mundo todo, para testar a solidez do sistema financeiro e evitar que uma instituição financeira em crise leve junto outras em efeito-dominó. Afinal, bancos são credores uns dos outros.

O problema é que o Monte dei Paschi apresentou o pior desempenho entre todas as instituições. Mais que isso: o teste revelou que o capital do banco cairia para perto de zero caso a recessão atual perdure até 2023. Daniele Franco, ministro da Economia da Itália, disse que a instituição precisaria de bem mais que 2,5 bilhões de euros em dinheiro novo para não quebrar.

Aí que a solução passa pela venda, apesar das críticas da população de Siena. A marca tem tanto apelo junto à população que poderá ser mantida, ainda que todos os serviços passem a ser prestados pelo Unicred. O negócio só se concretizará se os créditos podres da instituição ficarem com o governo italiano, acionista majoritário do Monte dei Paschi. Por sinal, as ações do banco valiam mais de 10 mil euros lá em 2007, quando a crise começou. Hoje, fecharam em 1,15 euro.

Apesar de existir há mais de 500 anos, o Monte dei Paschi não é o primeiro banco da história. A pedra fundamental do sistema bancário foi lançada em Gênova, pelo Banco di San Giorgio, em 1406. Foi bastante longevo, até. Fechou as portas quase 400 anos depois, em 1805. Por sinal, caso o fim anunciado do Monte dei Paschi realmente se confirme, o posto de banco mais antigo do mundo deverá ser ocupado pelo Berenberg Bank, fundado mais de um século depois em Hamburgo, na Alemanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE