RADIO WEB JUAZEIRO : Os cães enxergam em preto e branco? Entenda como funciona a visão do seu pet

segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Os cães enxergam em preto e branco? Entenda como funciona a visão do seu pet

 Por: Pixabay Por: Laiz Menezes

Se você tem um cachorro em casa e tem o costume de levá-lo para lugares bonitos, como praias, com certeza já se perguntou se o seu cãozinho enxergava as cores tão bonitas e nítidas quanto você ou se ele via o mundo todo em preto e branco. Para solucionar essas questões, o BNews conversou com um especialista para entender como funciona a visão do seu amigo de quatro patas.

O médico-veterinário Joab Carvalho explica que o cachorro consegue, sim, enxergar as cores, mas que a visão desse pet é um pouco diferente da dos humanos. Segundo o profissional, a visão dos cães é basicamente formada por dois tipos de receptores na sua estrutura ocular, que são os bastonetes e os cones.

"Os bastonetes são responsáveis pela percepção da luminosidade, já os cones são responsáveis por enxergar as cores e, com isso, desmentimos o mito de que os cães só enxergam preto e branco", afirmou o médico.

De acordo com Joab, a visão dos caninos é um pouco limitada em comparação com a nossa em relação à nitidez, pois geralmente eles enxergam nitidamente até seis metros de distância e os seres humanos conseguem ver, em média, com uma distância de 22 metros. O médico explica que isso acontece pela formação de receptores que criam a estrutura do olho que apresenta mais bastonetes e, com isso, os cães acabam enxergando mais luminosidade e menos cones.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE