RADIO WEB JUAZEIRO : Presidente do Afeganistão deixa o país após Talibã cercar a capital

segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Presidente do Afeganistão deixa o país após Talibã cercar a capital

Foto: Reprodução / Twitter @Mundo__News

O presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, deixou o país neste domingo (15), horas depois de o grupo extremista Talibã cercar Cabul, a capital do país. O ex-vice-presidente afegão Abdullah Abdullah disse em um vídeo publicado em suas redes sociais que Ghani "abandonou a nação". As informações são do portal G1.

Um alto oficial do Ministério do Interior afegão disse à Reuters que Ghani embarcou para o Tajiquistão, que faz fronteira com o sul do Afeganistão. Ainda segundo a agência, o gabinete da Presidência afegã não confirma a movimentação do mandatário "por questões de segurança".

Mais cedo, o ministro do Interior, Abdul Sattar Mirzakwal, havia anunciado uma "uma transferência pacífica de poder para um governo de transição", mas não deixou claro quem o iria compor.

Em um comunicado anterior à renúncia do presidente afegão, o Talibã havia informado que não tomaria Cabul à força. O grupo insurgente também ordenou que seus combatentes permitissem a passagem segura de qualquer pessoa que quisesse deixar o país.

"Não queremos que um único civil afegão inocente fique ferido ou seja morto enquanto tomamos o poder, mas não declaramos um cessar-fogo", afirmou uma autoridade do Talibã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE