RADIO WEB JUAZEIRO : Presidente e fundador do Nubank se compromete a doar fortuna em vida

quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Presidente e fundador do Nubank se compromete a doar fortuna em vida

Por: Divulgação/Nubank Por: Folha

O presidente e fundador do Nubank, David Vélez, e sua esposa, a peruana Mariel Reyes, divulgaram uma carta nesta quarta-feira (11) na qual se comprometem a doar para filantropia a maior parte de suas fortunas enquanto estiverem vivos.

O casal aderiu à iniciativa The Giving Pledge, pacto criado por Bill Gates, fundador da Microsoft e filantropo, para incentivar que as pessoas mais ricas do planeta doem suas fortunas ainda em vida.

"Sempre nos motivamos em investir nosso tempo e energia na resolução de grandes problemas. Talvez essa necessidade venha do fato de que nós dois crescemos na América Latina, uma região com muito potencial, mas onde milhões de pessoas ainda vivem na pobreza e têm poucas oportunidades de crescer e se desenvolver plenamente", afirmam Vélez e Reyes na carta.

Ele, que é colombiano, fundou o Nubank em 2013, enquanto Reyes, que é economista, tem há seis anos a startup sem fins lucrativos {reprograma}, que trabalha com a inclusão de mulheres no segmento de tecnologia.

Na carta, o casal afirma ainda que "o destino e muito trabalho árduo" garantiram um patamar de sucesso financeiro que não sabiam ser possível quando começaram suas carreiras, o que os fez "refletir profundamente sobre a melhor forma de usar esse patrimônio recém-adquirido".

Segundo eles, a resposta é investir a maior parte do patrimônio em "melhorar a vida das pessoas".

Vélez e Reyes citaram algumas razões para a decisão, como compreender que a vida é finita, e que não poderão levar seus bens depois da morte. "Há um limite de quanto dinheiro alguém pode gastar e, a partir de certo ponto, a riqueza adicional não traz felicidade nem utilidade adicional", afirmam.

O casal destacou ainda querer que seus filhos construam os próprios caminhos, e que há "extrema urgência em investir riqueza agora para ajudar a melhorar a vida de centenas de milhões de pessoas".

Na carta, eles dizem que a forma escolhida para doar os recursos será a criação de uma nova plataforma filantrópica familiar, para a qual já estão recrutando equipe. O foco da entidade será dar oportunidades melhores para crianças e jovens adultos vulneráveis da América Latina.

O casal tem fortuna avaliada em US$ 5,2 bilhões (R$ 27 bilhões), de acordo com a Forbes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE