RADIO WEB JUAZEIRO : Rio volta a proibir público em jogos de futebol; alta de casos e variante Delta preocupam

terça-feira, 10 de agosto de 2021

Rio volta a proibir público em jogos de futebol; alta de casos e variante Delta preocupam

O Maracanã com suas arquibancadas vazias para o jogo entre Flamengo e Internacional Foto: Marcelo Theobald
Extra

Depois de iniciar o processo de reabertura dos estádios para as torcidas, a Prefeitura do Rio voltou atrás. A presença do público, que estava permitida desde que atendendo o limite de 10% da capacidade dos estádios, voltou a ser vetada.

A nota técnica com a decisão foi publicada na tarde desta segunda. O principal motivo para o veto é o crescimento de casos de Covid-19 nos últimos dias. No último sábado, o estado registrou seu recorde de contaminações desde o início da pandemia: foram 12.417 registros em 24h.

A entrada da variante Delta no Rio também motivou o recuo da prefeitura, que chegou a permitir que o Flamengo recebesse 10% da capacidade do Maracanã para o duelo contra o Olímpia, do Paraguai, no dia 18, pela Libertadores (o confronto acabou sendo levado para Brasília). Na semana passada, o secretário municipal de saúde Daniel Soranz revelou que 45% das amostras de contaminados cariocas já apresentavam a nova cepa do coronavírus.

Neste momento, apenas jogos da Libertadores estão recebendo público, já que a Conmebol é a única entidade que deu aval para os clubes. O Fluminense chegou a propôr, na última sexta, que a partida contra o Barcelona, do Equador, fosse usada como evento teste pela prefeitura. Mas a Secretaria Municipal de Saúde vetou.

O plano apresentado pelo Fluminense previa o uso de apenas 5% da capacidade do estádio. E não haveria venda de ingressos. As entradas seriam destinadas a 4.460 sócios convidados pelo clube, que exigiria comprovante da segunda dose da vacina contra Covid-19 e ainda se comprometia a cumprir uma série de condições.

Confira a nota técnica da Prefeitura do Rio

"NOTA TÉCNICA S/IVISA-RIO COVID-19 Nº 18/21

CONSIDERANDO a situação epidemiológica do Município, com a circulação da variante DELTA de SARS-Cov-2 com maior potencial infectante.

CONSIDERANDO a confirmação da tendência de alta do número de casos no Boletim Epidemiológico da Semana 31, divulgado às páginas 37-50 da edição de 09/08/2021, do Diário Oficial do Município.

Fica SUSPENSA a autorização para a presença de público em estádios, ginásios e demais equipamentos durante a realização de partidas e eventos esportivos, incluindo-se eventuais torcedores convidados, sendo admitida a presença dos respectivos atletas e delegações técnicas, da comissão de arbitragem, dos profissionais de imprensa, atendimento médico e segurança pública e de funcionários da manutenção."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE