RADIO WEB JUAZEIRO : CARTAS MARCADAS -

sexta-feira, 3 de setembro de 2021

CARTAS MARCADAS -

SIGNIFICATIVA COINCIDÊNCIA: EMPRESA DE PUBLICIDADE DA ESPOSA DO JORNALISTA CARLOS BRITO, EX-ASSESSOR DE SUZANA RAMOS, GANHA CONCORRÊNCIA PARA SERVIÇOS NA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE JUAZEIRO


O Diário Oficial do Município de Juazeiro, desta quinta-feira (2), informa que Maria Auxiliadora Siqueira dos Anjos, através de licitação, ganhou a concorrência para prestar serviços de publicidade a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Juazeiro. Participaram do processo de licitação mais 4 empresas da área de publicidade.

Maria Auxiliadora Siqueira dos Anjos é proprietária da empresa Plena Publicidade, de Petrolina. Ela é esposa do jornalista e ex-assessor da Prefeita Suzana Ramos, Carlos Brito.


Brito deixou o governo no último dia 9 de julho, segundo consta no Diário Oficial do Município de Juazeiro, através do Decreto 1507/2021. Ele exercia o cargo de Assessor Especial de Gestão, Simbologia DAS-I, salário de RS 11.725,00, vinculado ao Gabinete da Prefeita.

A exoneração de Carlos Brito aconteceu um dia depois da publicação do Edital de Licitação para contratação da empresa prestadora de serviços de publicidade à Prefeitura de Juazeiro, pela bagatela de 5 milhões de reais, por um ano, conforme informava o DO de 10 de julho.

Uma significativa coincidência que, diga-se de passagem, gerou desconfiança de potenciais concorrentes da anunciada licitação de julho. Especulou-se, inclusive, na época, que a concorrência seria “um jogo de cartas marcadas”, já que Brito goza de prestígio junto a gestora municipal.

Carlos Brito conduziu a campanha que deu vitória a Suzana Ramos, sendo nomeado assessor de seu gabinete, com responsabilidades na comunicação na gestão, ainda que não no cargo de Secretário de Comunicação, função ocupada pela jornalista Fernanda Barros.

O desligamento do petrolinense Brito, da Prefeitura de Juazeiro, não seria por incapacidade ou incompatibilidade com a gestão, já que o profissional é experiente, goza da confiança do grupo da prefeita e tinha carta branca para mandar, desmandar, fazer e desfazer no setor de publicidade e comunicação.

A exoneração do jornalista poderia passar despercebida, mas, agora, com a contratação da empresa de sua esposa, menos de 2 meses após seu desligamento da prefeitura, vem à tona os motivos da “demissão” do ex-assessor especial Carlos Brito.

Muitos dirão: “faz parte do jogo político”, “isso é normal nos acordos políticos”.

No entanto, não se pode naturalizar essa velha prática, que subestima a inteligência dos juazeirenses, que lhe pagaram um salário de cerca de 12 mil reais de janeiro a julho, enquanto se aguardava a contratação da nova empresa de propaganda.

Não se pode naturalizar o que poderia ser uma afronta à legalidade do certame publico, viciado, e que põe em cheque os princípios das Licitações, em especial os da isonomia e igualdade.

Importante ressaltar que, Carlos Brito atua em veículo de comunicação, através da Agência Plena News Comunicação e Marketing Ltda, empresa proprietária do Blog do Carlos Brito, registrada em nome de Maria Auxiliadora Siqueira dos Anjos e de Millena Danyelle Siqueira Brito, esposa e filha do ex-assessor, respectivamente.

A saber, existe a Plena Propaganda e Publicidade, criada em junho de 2020, também de propriedade de Maria Auxiliadora Siqueira dos Anjos, uma firma individual, com capital social de 350 mil reais.

Um dado interessante no Edital de Concorrência para a contratação de agência de publicidade, é o que proíbe a participação no processo licitatório, de algum sócio da agência, que atue em veículos de comunicação, ou tenha algum vínculo de trabalho com a prefeitura.

Com a palavra, os órgãos de controle!


Da Redação, por Sibelle Fonseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE