RADIO WEB JUAZEIRO : Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco
sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco

Feira de Artesanato da Bahia em Juazeiro será marcado com desfile cultural




O contraste entre o preto e o branco presente em delicados desenhos, produzidos pelas mãos do artista plástico Gildemar Sena. Quem passar pela Feira de Artesanato da Bahia que terá início aqui em Juazeiro neste sábado (25), a partir das 18h, vai encontrar não só uma diversidade de produtos de artesãs e artesãos locais, como também um desfile cultural, que vai acontecer no espaço da Casa do Artesão, com as peças do artista.

O público será presenteado pela riqueza e criatividade das artes do poeta Gildemar Sena, que reside em Uauá, responsável pelo grupo familiar Toque de Zabumba. O Sr. Gil, como é popularmente conhecido, produz à mão desenhos temáticos do Sertão, que retratam as vivências, a cultura e a tradição regional.

Toque de Zabumba Confecções tem promovido a geração de renda e tem ganhado clientes em todo o estado com a produção de bolsas, camisas masculinas e femininas, saias, croppeds, macacões, macaquitos costurados em tecido de algodão cru. Para o desfile, foram convidados modelos do projeto Afronte, composto por integrantes de Juazeiro e Petrolina.

O projeto Afronte surgiu em 2018, com o propósito de promover o empoderamento e conscientização de negras e negros no Vale do São Francisco, por meio de encontros que refletem as questões raciais, além da valorizar e exaltar a beleza negra em ensáios fotográficos. “Estamos aqui para abraçar, compartilhar experiências e mostrar o quanto amamos e respeitamos nossa cor, cabelo”, explicou Rony Cleison da Silva, um dos representantes do projeto.

A feira de Artesanato da Bahia segue até o próximo sábado (25), no Espaço Cultural Casa do Artesão de Juazeiro, das 14h às 21h e tem como propósito promover a exposição e a comercialização de produtos de artesãs e artesãos do território, aquecendo o turismo e valorizando a cultura local.

O evento é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com a Associação Fábrica Cultural com o Sebrae Bahia, Faeb/Senar, com o Centro Público de Economia Solidária do Sertão do São Francisco e com a Casa do Artesão, além do apoio da Prefeitura Municipal de Juazeiro.

SERVIÇO

FEIRA ARTESANATO DA BAHIA – JUAZEIRO

Data: 24 e 25 de setembro (Sexta e Sábado)

Local: Espaço Cultural Casa do Artesão

Horário: Das 14h às 21h

DESFILE CULTURAL

Data: 25 de setembro

Horário: 18h

Local: Espaço Cultural Casa do Artesão

Evento Gratuito


ASCOM - Sheila Feitosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE