RADIO WEB JUAZEIRO : Filha de defensor público, adolescente negra é confundida com pedinte e impedida de entrar em shopping
sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Filha de defensor público, adolescente negra é confundida com pedinte e impedida de entrar em shopping

Por: Reprodução/TV Verdes Mares Por: Redação BNews

Uma adolescente negra de 16 anos foi impedida de entrar em um shopping, em Fortaleza (CE), por uma segurança que pensou que a jovem fosse pedinte. O caso aconteceu nesta quarta-feira (22) e foi relatado nas redes sociais pelo pai da adolescente, o defensor público Adriano Leitinho, que considerou o episódio como racismo.

"Hoje minha filha passou por uma situação muito constrangedora ao tentar entrar na padaria Portugalia do Pátio Portugaleria, tendo sido abordada pela segurança do shopping a qual lhe avisou que ela não poderia entrar porque ali não podia ficar pedindo coisa/dinheiro. Detalhe: minha filha não estava pedindo nada, ia apenas comer algo na padaria como fazemos constantemente", escreveu o defensor público em um post no Instagram.

Só depois que a jovem explicou que era cliente conseguiu entrar. "Eu falei: 'não moça, eu sou cliente, eu vim aqui comprar'. Eu tentei explicar a situação, aí ela pediu desculpas, e eu entrei", afirmou Mel.

Mel disse que só percebeu o episódio de racismo depois que conversou sobre o caso com uma amiga, que a alertou para o preconceito que ela sofreu e aconselhou que conversasse com o pai.

Adriano Leitinho acionou a Delegacia da Defesa da Criança e do Adolescente e registrou uma notícia-crime.

O defensor ressalta que mesmo se a garota fosse pedinte a abordagem seria discriminatória.

De acordo com a TV Verdes Mares, a gerente do local, Lúcia Alves, reconheceu o episódio e disse que se desculpou com o pai e a adolescente. Lúcia disse ainda que, segundo a segurança, a adolescente ficava correndo entre um posto de combustível e o shopping, por isso, achou que a menina era pedinte. Nesta quinta-feira (23), a funcionária pediu demissão, conforme informou a gerente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE