RADIO WEB JUAZEIRO : Memória teatral é celebrada com programação híbrida em Petrolina-PE
quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Memória teatral é celebrada com programação híbrida em Petrolina-PE

Projeto oferece atividades gratuitamente entre os dias 24 e 26 de setembro

Ator e diretor Sebastião Simão Filho é homenageado da edição | Foto: Felipe Ferreira |

Um novo projeto teatral do Sertão do São Francisco começa essa semana, o 'Cena, Café e Conversa' é uma proposta de encontro entre grupos para discutir o cenário cultural na região. Esta primeira edição, que será realizada entre os dias 24 e 26 de setembro, traz como tema “o fazer teatral e a memória” em uma programação com atividades presenciais e online.

Esse ano, o homenageado é o ator e multiartista Sebastião Simão Filho, que atuou na criação de grupos e formação de novos atores na região. “Pensamos em uma programação que reconheça os grupos e personagens que juntos construíram a história do nosso Teatro em Petrolina. Sebastião é um homem de Teatro que plantou muitas sementes e também trazemos na programação muitos outros, em apresentações ou na publicação de materiais históricos”, conta o curador Thom Galiano.

As atividades presenciais seguem os protocolos de segurança à saúde e serão concentradas na Biblioteca Municipal Cid Carvalho, em Petrolina-PE. São oferecidas apresentações, mesas redondas, leitura dramatizada e exposição, tudo de forma gratuita. Uma revista impressa será lançada na abertura (24/09), contendo textos que registram parte da memória do Teatro local. Detalhes podem ser acessados no link (https://linktr.ee/cenacafeconversa) e acompanhados no perfil do Instagram (https://www.instagram.com/cenacafeconversa/).

O ‘Cena, Café e Conversa’ é um projeto assinado pela Pipa Produções com coordenação artística e curadoria de Thom Galiano e Adriano Alves. O projeto é incentivado pelo Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura – FUNCULTURA - da Fundarpe, através da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco. O apoio institucional é da Trup Errante, Prefeitura Municipal de Petrolina, Abajur Soluções em Audiovisual e o Sesc Petrolina.

Formações - Voltado para o diálogo e produção de conteúdo sobre as práticas cênicas no Sertão do São Francisco, o projeto oferece quatro atividades formativas, sendo duas oficinas e duas palestras. Sábado (25) e domingo (26), das 10h às 13h, haverá as oficinas ‘A memória é um oráculo: laboratório de criação no teatro performativo’, com Brisa Rodrigues, e ‘Jornalismo Cultural: novos caminhos para a crítica teatral’, com Carol Braga. Também será realizada uma oficina presencial no CEU das Águas e outra de forma virtual, respectivamente, ambas com vagas limitadas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em formulários online, disponíveis no link (https://linktr.ee/cenacafeconversa).

Nos mesmos dias, mas às 16h, serão transmitidas duas palestras ao vivo pelo canal do YouTube do Portal Culturama (https://abre.ai/youtubeculturama). No dia 25, o ator e mestrando em Artes pela UERJ Paulo de Melo, aborda a sua prática teatral na palestra ‘Odisséia de um artista em deriva’. Já no dia 26, Leidson Ferraz, pesquisador doutorando em Artes Cênicas pela Unirio, explana sobre ‘O papel do pesquisador na preservação da memória cênica’.

Sinopse do projeto:

Uma boa prosa regada por um bom café traz muitas histórias na roda, assim queremos conversar sobre o fazer teatral no Sertão do São Francisco, promovendo encontros dos atuantes dessa cena e produzindo conteúdos sobre quem faz dessa região um palco. Essa primeira edição traz como recorte temático “o fazer teatral e a memória”, realizando atividades formativas para os artistas locais, apresentações para a comunidade e intercâmbio entre criadores, tudo a partir do diálogo.

Serviço:

Petrolina-PE | De 24 a 26 de Setembro.

Toda programação é gratuita

ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE