RADIO WEB JUAZEIRO : Ponto Móvel de Testagem da Covid-19 vai atender nos bairros de Juazeiro

quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Ponto Móvel de Testagem da Covid-19 vai atender nos bairros de Juazeiro




O micro-ônibus que funciona como Ponto Móvel de Testagem da Covid-19 em Juazeiro vai sair da Praça da Catedral para atender a população nos bairros neste mês de setembro. A primeira parada será no bairro Monte Castelo nos dias 09, 10, 13, 14 e 15 de setembro, com atendimento das 8h às 12h e das 14h às 17h. O ponto de testagem pode atender até 100 pessoas por dia.

“Enquanto a campanha de imunização avança no município, continuamos trabalhando forte no enfrentamento à Covid-19. E esse trabalho preventivo inclui a realização de testes para diagnosticar a doença. Levando o Ponto de Testagem aos bairros queremos otimizar a testagem e vamos divulgar a programação mensalmente para que todos tenham a oportunidade de realizar o teste da Covid-19 que é importante, lembrando que precisamos manter os protocolos sanitários, com o uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social”, destaca o secretário de Saúde de Juazeiro, Fernando Costa.

O enfermeiro e coordenador do Ponto Móvel de Testagem, Jokaffi Dias explica os protocolos de atendimento. “De acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, o teste para detecção do coronavírus pode ser feito em qualquer pessoa que tenha tido contado de até cinco dias com paciente contaminado ou estiver apresentando sintomas como dor de cabeça, tosse, dor de cabeça, coriza nasal, espirro do primeiro ao 14º dia. O teste também é indicado para internamentos e viagens aéreas caso a companhia exija”, disse.

No Ponto Móvel de Testagem são realizados três tipos de exames. O RT-PCR, que é mais completo e é encaminhado ao Lacen em Salvador, com resultado em até cinco dias, o swab rápido ou antígeno e o anticorpo, que é o rápido capilar. Ambos com resultados em 15 minutos.

Itinerário do mês de setembro

Nos dias 16, 17, 20, 21 e 22, o micro-ônibus do Ponto de Testagem da Covid-19 atenderá a população do bairro Piranga. Nos dias 23 e 24 e de 27 a 29 de setembro, a unidade atenderá os moradores do Alto do Alencar. Dia 30 de setembro o trabalho começará no bairro Alagadiço, onde o equipamento ficará até o dia 06 de outubro. O micro-ônibus ficará estacionado sempre ao lado ou próximo às Unidades Básicas de Saúde.

Texto: Maria Lima - Assessora de Imprensa da Secretaria de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE