RADIO WEB JUAZEIRO : Pescadores encontram indícios da famosa “Ilha do Ouro” no fundo do mar
quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Pescadores encontram indícios da famosa “Ilha do Ouro” no fundo do mar

Pescadores que praticavam mergulhos noturnos no Rio Musi, na ilha de Sumatra, na Indonésia, podem ter achado vestígios Srivijaya, a famosa “Ilha do Ouro”, um reino mundialmente conhecido nos tempos antigos como uma civilização cuja riqueza era incalculável e que desapareceu no século quatro.

 As informações são do UOL.

© Reprodução/Redes Sociais Reprodução/Redes Sociais

De acordo com o arqueólogo marítimo britânico Sean Kingsley, os achados feitos pelos pescadores, que incluem moedas de diversos períodos históricos, peças de ouro e estátuas budistas cravejadas de pedras preciosas, podem ser um sinal de que a conhecida “Ilha” pode ter sido encontrada depois de tantos anos.

Conforme o The Guardian, Sean descreveu o tesouro como uma evidência definitiva de que Srivijaya se tornou um “mundo aquático”, assim como os textos antigos registram. “Quando a civilização chegou a fim, suas casas de madeira, palácios e templos afundaram junto com todos seus bens”, disse.

Segundo Kingsley, em seu auge, Srivijaya controlava as artérias da Rota da Seda Marítima, um mercado colossal no qual mercadorias locais, chinesas e árabes eram negociadas. “Enquanto o mundo mediterrâneo ocidental estava entrando na idade das trevas no século oito, um dos maiores reinos do mundo surgiram no mapa do sudeste da Ásia”, informou. “Por mais de 300 anos, os governantes de Srivijaya dominaram as rotas comerciais entre o Oriente Médio e a China imperial. Srivijaya se tornou a encruzilhada internacional para os melhores produtos da época. Seus governantes acumularam riquezas lendárias”, acrescentou Sean.

Pescadores vendem os tesouros

De acordo com o relato de Sean, os tesouros encontrados pelos pescadores estão sendo vendidos antes que os arqueólogos possam estudá-los adequadamente, indo parar nas mãos de negociantes de antiguidades, enquanto os pescadores que usam equipamentos de mergulho perigosos e baldes recebem uma ninharia do valor real. “Vastas áreas, incluindo uma impressionante estátua budista em tamanho natural adornada com pedras preciosas, foram perdidas para o mercado internacional de antiguidades. Recentemente descoberta, a história da ascensão e queda de Srivijaya está morrendo de novo sem ser contada”, comentou Kingsley.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE