RADIO WEB JUAZEIRO : Riacho dos Paes em Sento-Sé no Norte da Bahia: A População com menos de 5 mil Habitantes, tão impactada pela Violência!
terça-feira, 5 de outubro de 2021

Riacho dos Paes em Sento-Sé no Norte da Bahia: A População com menos de 5 mil Habitantes, tão impactada pela Violência!


Só esse ano de 2021, passados nove messes, ocorreram 03 homicídios e algumas brigas com faca e arma de fogo, fazendo as pessoas serem “forçadas” a se acostumar com cenas que foge do convívio social, comunitário natural de harmonia pessoal e paz espiritual. No velho povoado, há 06 quilômetros voltando para a margem do rio São Francisco, antes do Lago Sobradinho, com a mudança para o novo, em 1977, já com mais de 100 anos de existência havia ocorrido apenas um assassinato e duas brigas com pau e faca, se não me foge à memória.

Com 44 anos da nova comunidade, os casos de briga com uso de faca, fação, arma de fogo, foram tantos que possivelmente ninguém lembre de todos eles. Aumentaram, descontroladamente, esses casos traumatizando fortemente as famílias envolvidas e todas as outras pessoas em condição menos intensa, pela relação coletiva que se tem em pequena comunidade. O crime desse domingo 03 de 0utubro, por volta das 22h, foi provocado por uma discursão de jogo de “sinooke” entre dois colegas/amigos. Um vídeo mostra que pessoas presentes tentaram apartar a briga, mas, não conseguiram evitar a tragédia.

Já tá na hora, mesmo que seja com atraso, de juntar as representações locais, para avaliar a situação, chamar outras representações municipais a pensar ações de curto, médio e longo prazo, com o objetivo de estimular a Paz – buscando inibir o desejo de ferir o seu semelhante, até que se deixe de ocorrer qualquer “morte matada”. Importante buscar fazer com que cada mulher e cada homem se sinta membro de uma FAMÍLIA, a família riachense, de tantas e importantes amizades pessoais que historicamente deu sentido positivo às vidas humanas e o dia-dia comunitário.

Essa Luta não deve ser de Raça, Ideologia, Cor, Gênero, Credo (...). Ela precisa ser de todas as pessoas que querem e merecem viver em comunidade, irmanadas, fraternalmente, solidariamente e em pleno e absoluto clima de Paz e Tranquilidade.


Laurenço Aguiar do Nascimento
Filho de Riacho dos Paes – Sento-Sé/BA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE