RADIO WEB JUAZEIRO : Secretário de Saúde conhece tratamento modelo de equoterapia em Salvador para uso na reabilitação de pacientes em Juazeiro
quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Secretário de Saúde conhece tratamento modelo de equoterapia em Salvador para uso na reabilitação de pacientes em Juazeiro




O secretário de Saúde de Juazeiro, Fernando Costa, fez uma visita técnica nesta quarta-feira (20) à Associação Bahiana de Equoterapia (ABAE) em Salvador, na capital do estado. O objetivo foi conhecer o modelo terapêutico de reabilitação com uso de cavalos que é praticado na ABAE há 30 anos, para aplicar no projeto do Centro de Equoterapia do Vale do São Francisco (CEVASF).

O projeto do CEVASF já existia, mas estava parado no município. A terapia da ABAE funciona na cavalaria montada da Polícia Militar (PM), em Salvador. Para o secretário Fernando Costa, a visita técnica foi de extrema importância. “Presenciamos uma terapia de reabilitação com a convivência com cavalos que tem efeito muito positivo em pacientes. Sem dúvidas, a parceria entre a Secretaria de Saúde, PM, UNEB, CEVASF e a troca de experiência com Dona Maria Cristina, Presidente e Fundadora da ABAE, só trará ganhos para os pacientes de Juazeiro que precisarão do projeto”, disse o secretário.

Os pacientes em Juazeiro ingressarão no projeto do CEVASF através da Secretaria de Saúde, pelo Centro Regional de Reabilitação, Prevenção e Inclusão Social (Cerpris), que atende várias demandas, como pacientes neurológicos, crianças com paralisia cerebral, adultos com traumatismo craniano, AVC, síndromes e atrasos no desenvolvimento global.

A diretora do Cerpris, Verônica Pesqueira falou sobre a parceria firmada pela prefeitura. “Nunca houve a prática, pois havia a necessidade da parceria com a Prefeitura de Juazeiro. O secretário de Saúde entendeu o objetivo da equoterapia e a sua importância na reabilitação dos pacientes e agora o projeto ganhou uma nova fase”, destacou Verônica.

A intenção é que as práticas de equoterapia iniciem no CEVASF no mês de novembro. “Por meio deste projeto e da parceria firmada, cedendo os profissionais e o Cerpris para ser a porta de entrada para a equoterapia, ele está trabalhando na atenção aos cuidados com a pessoa com deficiência”, finalizou a diretora do Cerpris.

Participaram da visita técnica, além do secretário, Fernando Costa, a presidente do CEVASF, Regina Lúcia Neves de Freitas e demais componentes; representante da Polícia Militar subtenente Givanildo Romualdo de Souza; e a diretora do Cerpris, Verônica Pesqueira. O grupo foi recebido pela presidente da ABAE, Maria Cristina Guimarães Brito.

Equoterapia

A equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial para habilitar ou reabilitar pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais.


Texto: Amanda Franco – Ascom SESAU PMJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE